Artigo de supervisor retrata o sucesso do projeto Em Busca de um Lar

por JA SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-09-06T09:10:00-03:00

VIJ.pngOs excelentes resultados obtidos pelo projeto “Em Busca de um Lar” é o tema de artigo de autoria do Supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta, da Vara da Infância e Juventude do DF (SEFAM/VIJ-DF). Ele ressalta que, em pouco mais de três meses de atividade do projeto, das seis crianças e adolescentes participantes, nada menos do que cinco já estão em estágio de aproximação de famílias interessadas em adotá-los.

O projeto divulga imagens e vídeos em site e redes sociais apresentando pré-adolescentes e adolescentes, grupos de irmãos e aqueles com problemas severos de saúde, que não fazem parte do perfil preferido pelas famílias aptas a adotar: recém-nascidos, crianças saudáveis e sem irmãos. Gomes ainda registra que “os vídeos foram meticulosamente idealizados e produzidos pela Seção de Comunicação Institucional da VIJ/DF” e ressalta “o cauteloso trabalho psicossocial envolvendo a preparação dessas crianças e jovens, respeitando-se a todo o momento suas limitações e suscetibilidades”.

Walter comenta que “a opção pela divulgação de um projeto dessa envergadura, com alto teor de ousadia, justifica-se pela previsão de prioridade absoluta para os direitos infantojuvenis, especialmente para aqueles que vivenciaram situações aviltantes de abandono e rupturas de vínculos e que carregam toda sorte de sequelas emocionais, cognitivas e comportamentais”.

Para o supervisor da SEFAM, “esses primeiros resultados reforçam a adequação e pertinência do projeto recém-lançado e aponta para um futuro promissor que envolve a possibilidade de um número ainda maior de adoções envolvendo pré-adolescentes e adolescentes no âmbito do Distrito Federal”.

 Confira a íntegra do artigo.

Conheça mais sobre o projeto