Cidadania e Justiça na Escola estará em Samambaia nesta quinta-feira

por MAO — publicado 2019-09-11T14:06:00-03:00

Cidadania e Justiça na EscolaDando continuidade às atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola, nesta quinta-feira, 12/9, a juíza do TJDFT, Débora Cristina Santos Calaço, titular da 2a Vara Cível de Samambaia, estará na Escola Classe 317 de Samambaia.

Na ocasião, 69 alunos do 5º ano do ensino fundamental receberão informações e esclarecimentos sobre questões referentes à cidadania e justiça – noções de ética, moral, política, deveres e direitos fundamentais. O objetivo do Programa é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los.

O conteúdo é ministrado por magistrados, por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, na qual são explicadas a organização do Estado, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário e o trabalho dos profissionais que nele atuam, bem como informações sobre direitos humanos.

O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com o futuro do país e acolhe o valor da Justiça Preventiva. O Programa, uma parceria entre o TJDFT, a AMAGIS/DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, é referência para outros estados brasileiros, para acadêmicos e instituições sociais.

Conheça o Programa

O Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente em 1999 pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. O objetivo era promover um contato direto entre estudantes e o Poder Judiciário, com o propósito de levar noções de cidadania e justiça para alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. No DF, o programa foi adotado pelo TJDFT e a AMAGIS/DF, em 2001 e, desde então, vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.