Estudantes de Direito do sertão de Pernambuco visitam o Memorial TJDFT

por RC — publicado 2019-09-11T07:25:00-03:00

memorial1.pngNessa terça-feira, 10/9, o TJDFT recebeu um grupo de alunos do curso de Direito de diversas faculdades do sertão de Pernambuco. Os estudantes foram recebidos pela equipe do Memorial do TJDFT no hall do Palácio Ruy Barbosa, acompanharam um julgamento em sessão do Conselho Especial e, na sequência, dirigiram-se ao Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

No local, eles assistiram à palestra "Jurisprudência em foco", ministrada pela equipe da Jurisprudência do TJDFT,  e ao vídeo “Programa Memória TJDFT”, bem como fizeram visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça na capital.

Os alunos ainda puderam conhecer o acervo de fotos do Tribunal, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu. Na oportunidade, também apreciaram a exposição conjunta “Luz, Clicks & Tintas", dos artistas Jonas Pimentel e Donizetti Garcia, que ficará exposta no espaço até o dia 13/9. A aluna responsável pela visita, Cristiniane de Carvalho, comentou a importância de conhecerem a história de Brasília. “Lá nós só ficamos na teoria. Aqui na capital vivenciamos a parte prática do curso, o cotidiano”.

A visita dos alunos das universidades de Pernambuco contou com a palestra do juiz Gilmar Soriano, magistrado do TJDFT, o qual presta assistência para os estudantes que visitam o Tribunal. “Eu também vim do interior, sei o quanto é difícil vir para a cidade grande. Vocês têm que saber que somos todos iguais, o diferencial está em cada um de nós, acredite sempre em você mesmo”, mencionou o magistrado do TJDFT.

Memorial2.pngMemorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital.

Durante todo o ano, o Espaço Desembargadora Lila Duarte também recebe exposições e lançamentos de livros, conforme seleção realizada anualmente, por meio de edital publicado no DJe. Fique atento e participe!

Fotos: Daniel Coelho - NBastian/Divulgação TJDFT