Programa Superendividados do TJDFT é destaque no STJ Notícias

por ACS — publicado 2019-09-05T14:45:00-03:00

juiza-caroline-lima.jpgO Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados do TJDFT foi tema de reportagem do programa STJ Notícias, veiculado na edição do último dia 26/8. A íntegra do noticiário você encontra aqui.

A juíza Caroline Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados – Cejusc/Super, falou sobre a forma como o TJDFT lida com a questão do superendividamento. Segundo a magistrada, o Tribunal trabalha não só com a demanda referente à dívida que é trazida ao Judiciário, mas também avalia questões psicossociais, trata de educação financeira e, assim, supre a lacuna de uma política pública que não existe no país.

“A ideia é não só coibir, tratar esses conflitos já existentes, mas prevenir outros conflitos. A gente trabalha com a ideia de desjudicialização. É desafogando o Judiciário hoje, com o que já está lá, o acervo que nós já temos, mas evitando que outros conflitos cheguem também ao Judiciário, com essa ideia de prevenção”.

A reportagem completa está disponível no canal do STJ Notícias no YouTube.

CEJUSC/SUPER

Vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, tem como objetivo a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. O serviço é gratuito e atende todos os cidadãos do DF. Para participar, basta enviar e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato.

Na frente de trabalho “Prevenção”, o CEJUSC/Super promove palestras e mesas-redondas gratuitas que estimulam o público a compreender a relação entre consumo, poupança e crédito, avaliando opções para administração de seus recursos financeiros de maneira consciente e identificando alternativas de resolução amigável de conflitos financeiros. As iniciativas visam ainda colocar em pauta, de forma crítica, a temática Superendividamento, para, assim, fomentar uma discussão prospectiva das causas e impactos do fenômeno no âmbito social.

Por meio da frente "Tratamento", são realizadas oficinas de educação financeira, orientação individualizada e iniciativas psicossociais (grupos temáticos, constelação familiar e orientação psicossocial individualizada, conforme o interesse), que ajudam o consumidor a encontrar e reparar a origem da situação de superendividamento e o deixa mais capacitado para as sessões de conciliação com os credores.

Está com dificuldade para lidar com seu dinheiro e sair do vermelho? Acesse a página do Cejusc/Super e saiba mais!

Imagem: canal STJ Notícias (YouTube)