TJDFT encerra XIV Semana Justiça pela Paz em Casa com curso e documentário

por CS — publicado 2019-09-02T17:20:00-03:00

Curso-de-formacao-AGEPEN.jpgNa tentativa constante de conscientizar a população do DF, o TJDFT, por meio do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, encerrou, na última semana, as atividades da XIV Semana Justiça pela Paz em Casa com a realização de curso de formação para os agentes da Penitenciária Feminina de Brasília e a exibição do documentário O silêncio dos homens, na Candangolândia.

Dividida em três aulas, a capacitação para os servidores e agentes penitenciários da Colméia contou com a adesão de 58 profissionais, que atuam diretamente no sistema prisional da instituição. A formação foi conduzida pelo juiz Ben-Hur Viza, coordenador do NJM; as assistentes sociais do Núcleo Cristiane Matos e Márcia Borba; e a psícóloga do NJM/TJDFT Renata Beviláqua.

Para Cristiane, a ação é fundamental para o aprimoramento profissional dos agentes, uma vez que atendem demandas relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher de forma direta ou indireta. “O conhecimento sobre gênero, sobre a Lei Maria da Penha, fatores de risco e proteção para a ocorrência de violência doméstica e familiar, as estratégias para realizar um atendimento não revitimizador, e ainda, o estudo prático de situações de violência atendidas cotidianamente por eles permitem uma apropriação dos aspectos legais, teóricos e práticos relacionados à temática”, avalia a formadora. Na opinião dela, esta é uma forma de articulação da rede de proteção à vítima, que repercute em um melhor atendimento, orientação e identificação de situações de violência.

_MG_3348 - web.jpgPor fim, na última quinta-feira, 29/8, à noite, o Museu Vivo da Memória Candanga foi palco da estreia do documentário O silêncio dos homens, produção que apresenta resultados de uma pesquisa que ouviu mais de 40 mil pessoas sobre o que é ser homem no Brasil e traz como resultado uma profunda investigação sobre dores, obstáculos, valores, qualidades e processos de mudança dos homens.

Após a exibição do longa-metragem, houve um debate, com a participação do juiz Josmar Gomes de Oliveira, o servidor do NJM João Wesley Domingues; o psicólogo Fabrício Lemos, do Serviço Psicossocial do Tribunal; o psicólogo e sargento da PMDF, integrante do PROVID, Marcelo Porto; o psicólogo Henrique Campagnollo, do HFA; e o jornalista Andrei Suarez. Estavam presentes na exibição, ainda, os juízes Ben-Hur Viza, Fabriziane Zapata e Luciana Rocha, coordenadores do NJM; além da defensora pública Dulcielly Nóbrega; a promotora pública do MPDFT Mariana Távora; e o administrador da Candangolândia, José Luiz Gonzalez.

A íntegra do documentário está disponível para acesso aqui.

Fotos: Daniel Coelho Moutinho/NBastian - TJDFT/Divulgação