Covid-19: vítimas de violência doméstica no DF recebem atendimento psicossocial por telefone

por ACS — publicado 2020-04-30T18:06:00-03:00

Campanha-Justica-funcionando-violencia-domestica2.jpg

Serviço é prestado por unidade do TJDFT em ações encaminhadas pelos juízes

Em tempos de pandemia de COVID-19, o Brasil e o mundo vêm observando o aumento vertiginoso da violência doméstica contra a mulher. Tendo em vista as recomendações sanitárias de isolamento social e as medidas de prevenção adotadas pelo TJDFT, entre elas, a suspensão dos atendimentos presenciais, o Núcleo de Assessoramento sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Nerav/Coorpsi está prestando atendimento psicossocial por telefone às vítimas de violência doméstica encaminhadas pelos juizados do DF.

Para tanto, a equipe elaborou o “Protocolo de Atendimento Online”, que tem por objetivo estabelecer diretrizes que observam a segurança e o sigilo das conversas durante os contatos telefônicos com as mulheres. Os atendimentos, por sua vez, visam, sobretudo, identificar situações que sinalizem risco imediato de violência enquanto perdurar o isolamento social.

Durante a intervenção, breve e focal, as vítimas também são orientadas quanto às possibilidades de encaminhamento para a rede de atenção à mulher - inclusive, delegacias -, no caso de risco ou novas situações de violência. Para isso, a equipe levantou os serviços de proteção e assistência dos órgãos governamentais do DF, que estão atendendo de forma remota e emergencial. 

Dessa forma, o Nerav continua assessorando os Juizados de Violência Doméstica, com intervenção junto às mulheres, tendo em vista a sua proteção e garantia do direito de viver uma vida sem violência. O “Banco de Recursos da Rede”, com a lista de serviços oferecidos e os contatos dos Centros de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica – CEPAVs e dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPs, está disponível para toda a população e tem sido fundamental para orientar e encaminhar as vítimas no momento do contato telefônico. 

Quarentena sem Violência. Mesmo no isolamento, você não está sozinha.