Grupo realiza inspeção no sistema prisional do DF e vistoria condições dos presos

por ACS — publicado 2020-04-03T11:47:00-03:00

VEP1.jpgA juíza titular da VEP/DF realizou inspeção no CPP – Centro de Progressão Penitenciária (localizado no SIA), nesta quinta-feira, 2/4, acompanhada do presidente do Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos – CDPDDH, Juvenal Araújo Júnior; do defensor público do Núcleo de Execução Penal, Werner Abich Rech; da presidente da Comissão de Acompanhamento do Sistema Prisional da OAB/DF, Claudia Tereza Sales Duarte; e dos promotores de Justiça Jorge Luis Lopes Manzur, Rodrigo de Abreu Fudoli e Gilberto Teles Coelho. 

Após serem recebidos pelo Diretor do CPP, José de Ribamar da Silva, que fez explanações sobre a rotina carcerária, o grupo visitou as instalações da unidade e o almoxarifado, onde constatou o abastecimento de material de limpeza e higiene. Na sequência, foram até uma das alas da carceragem, onde tiveram oportunidade de conversar com alguns presos.VEP2.jpg 

Um deles chegou a pedir para retomar o trabalho e estudo, mas assentiu quando a juíza da VEP explicou que a suspensão dos benefícios é temporária e necessária ao bem-estar de todos, frisando que não haverá prejuízo no âmbito da execução penal, pois as respectivas remições serão reconhecidas.

O grupo pode constatar também que os dois pátios de banho de sol estavam sendo usados pelos presos, seguindo determinação da VEP/DF. O Diretor assegurou ainda que todos estão recebendo três horas diárias de banho de sol e as áreas comuns estão sendo higienizadas diariamente.

Na mesma data, a Juíza Leila Cury titular da VEP também fez inspeção junto ao CIR – Centro de Internamento e Reeducação, localizado no Complexo da Papuda. As inspeções continuarão sendo feitas e para além dessas atividades, os juízes e servidores da VEP seguem em mutirão, analisando todos os processos em trâmite, sobretudo aqueles ajuizados com fundamento na disseminação do COVID-19.