Hotsite comemorativo conta história dos 60 anos do TJDFT

por ACS — publicado 2020-04-15T09:39:00-03:00

60anos.jpgO TJDFT completa, no próximo dia 21 de abril, 60 anos. E, para comemorar a data, foi preparado um hotsite especial com história e curiosidades sobre o Judiciário do DF, que poderá ser acessado clicando aqui. 

Ao entrar no hotsite, será possível visualizar cinco abas que apresentam a história, os produtos comemorativos dos 60 anos, as notícias, os vídeos institucionais, edições especiais do Programa História Oral e a logomarca criada especialmente para festejar a data. Tanto o site quanto as demais ações alusivas à data foram pensadas e desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por meio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento - SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, com o apoio de várias unidades da Casa.

A história do Tribunal está dividida em três partes: de 1960 a 1980, de 1981 a 2000 e de 2001 a 2020. Enquanto a primeira parte resgata o estabelecimento do TJDFT na nova capital e a instalação dos primeiros fóruns no Planalto Central, a segunda parte aborda a ampliação da prestação jurisdicional, com a implementação de serviços como os Juizados Especiais. Já a terceira parte traz o olhar para o futuro a partir da implementação da conciliação e do processo judicial eletrônico - PJe.

O hotsite também permite que o internauta navegue pelos produtos desenvolvidos especialmente para o sexagésimo aniversário da nossa Justiça. Assim, é possível conhecer, entre outros, o Livro dos 60 anos do TJDFT. Em edição bilíngue, a obra registra os principais fatos e conquistas do judiciário local nos últimos dez anos, com ilustrações das obras de arte que compõem o acervo artístico do Judiciário local. O selo especial emitido pelos Correios também faz parte das peças comemorativas lançadas por ocasião dessa data.

Já na parte de notícias será possível ver casos curiosos e resumos dos principais processos históricos julgados pela Casa nessas seis décadas. Os fatos interessantes poderão ser vistos também na aba vídeos, onde periodicamente serão disponibilizados trechos de entrevistas do Programa História Oral. Nessa aba, será possível acessar ainda os vídeos institucionais dos 60 anos.

A última aba, por sua vez, explica o processo de concepção da logomarca dos 60 anos do TJDFT. Desenvolvida por um servidor do órgão, e selecionada após a realização de concurso interno, a marca encontra-se presente em todas as peças que marcam essa data comemorativa.

A Justiça do DF serve, há quase 60 anos, a população do DF e os jurisdicionados firme na missão de "proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social".

Nesse momento, em que o isolamento social se impõe, a Casa preparou, além do hotsite com todos os produtos, postagens nas redes sociais para nos lembrar a importância de mantermos vivos a nossa história, para além do momento atual. Confira o hotsite comemorativo e siga acompanhando o TJDFT nas redes sociais. Celebre conosco as vitórias institucionais que dedicamos a cada cidadão da nossa capital - motivo pelo qual trabalhamos todos esses anos e que nos inspiraram a servir sempre e cada vez melhor.