Justiça acessível, segura e sustentável: confira resultados do biênio 2018-2020

por TT — publicado 2020-04-17T13:50:00-03:00

RELBI_face.pngProporcionar o acesso à Justiça e a resolução dos conflitos por meio de um atendimento de qualidade é a missão do TJDFT, que, durante a atual gestão, inaugurou novas instalações de forma a ampliar o atendimento ao jurisdicionado. Além disso, promoveu melhorias nas suas edificações para garantir a segurança e a qualidade do atendimento ao cidadão, destinatário final dos serviços prestados pelo Tribunal, sem perder de vista o compromisso com um mundo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

A conclusão das obras do Fórum do Itapoã, paralisadas desde 2012, foi uma das diretrizes da atual Administração do TJDFT. As novas instalações, que beneficiarão mais de 100 mil moradores, foram inauguradas este ano, com intuito de fortalecer o papel pacificador do Judiciário na região, uma área carente e conflituosa. Em 2019, o TJDFT inaugurou também a nova sede da Vara da Infância e da Juventude –VIJ e da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas – VEMSE, no Bloco 1 do Polo de Justiça, Cidadania e Cultura do DF, local onde funcionava o antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado – CAJE, na 916 Norte.

O prédio foi construído observando-se quesitos de acessibilidade e de sustentabilidade, a exemplo do aproveitamento adequado da água da chuva e da condensação de ar condicionado, além da destinação correta dos detritos da obra e da preocupação com a economia dos recursos de geração de energia. Reforçando o compromisso com a sustentabilidade, a atual gestão promoveu ainda estudos para instalação de usinas fotovoltaicas nos fóruns, tendo em vista a busca de alternativas ambientalmente favoráveis e economicamente viáveis aos meios usuais de geração de energia. Os estudos permitirão ao Tribunal, de forma prudente, analisar a viabilidade da adoção da alternativa energética renovável e limpa no futuro.

Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao Judiciário, foram instalados, ao longo dos últimos dois anos, 11 novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs nas circunscrições de Águas Claras, Ceilândia, Gama, Guará, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, além dos CEJUSCs Fiscal, do Trânsito e dos Superendividados. As mulheres vítimas de violência do DF também ganharam o apoio de três novos Centros Judiciários da Mulher, que funcionarão em polos distintos do DF.

A atual Administração construiu e inaugurou ainda o Container Datacenter – CDC, com objetivo de proteger os dados, bem como garantir a continuidade dos sistemas e serviços digitais do Tribunal, em casos de danos ou desastres naturais. O CDC funciona como site redundante de dados dos sistemas judiciais e administrativos do Tribunal, fazendo com que as informações contidas no Datacenter principal da instituição sejam replicadas para o Container, de forma a preservar as informações. Outra grande ação levada a cabo no biênio 2018-2020 foi a adoção de uma série de medidas e adequações para aperfeiçoar a segurança dos prédios, entre elas a contratação de serviço de brigada particular de incêndio e a formação de brigadistas voluntários.

Esses são apenas alguns dos resultados do TJDFT, no biênio 2018-2020, referentes a acesso à Justiça, infraestrutura e responsabilidade socioambiental. Para conferir outras conquistas da atual Administração, acesse o Caderno de Ações de Resultados da Gestão, que apresenta os destaques dos produtos e dos serviços entregues à sociedade, tendo em vista as diversas frentes de trabalho empreendidas pelo TJDFT durante o biênio.

Leia também

TJDFT divulga resultados do biênio 2018-2020: Justiça moderna e eficiente