TJDFT rumo aos 60 anos: acompanhe a história da Justiça da nossa capital

por AB — publicado 2020-04-08T09:30:00-03:00

Logo_60-anos.pngDesde o dia 25 de março o TJDFT vem realizando, em seu Instagram Oficial, uma campanha comemorativa pelos 60 anos do Judiciário da capital federal, a serem completados no próximo dia 21 de abril. Após a exposição A Arte no TJDFT: Gênese de um Acervo, que marcou o início das comemorações da data e na qual foram expostas algumas das obras de arte que iniciaram o acervo artístico do Tribunal –, uma série de outras ações estavam previstas, mas tiveram que ser suspensas em virtude da pandemia do Coronavírus, COVID-19, e das medidas preventivas adotadas para evitar sua disseminação.

Assim como a exposição, essas outras ações foram cuidadosamente pensadas e desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por meio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento - SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, com o apoio de várias unidades da Casa, engajadas em celebrar o sexagésimo aniversário da nossa Justiça de forma muito especial, inclusive com a criação de uma identidade visual específica para essa data, a logomarca dos 60 Anos.

A logomarca foi selecionada em um concurso interno vencido pelo servidor do TJDFT Alan Freires Cavalcante, e, segundo seu autor, foi pensada "objetivando destacar as linhas retas da bela arquitetura que compõe o Palácio da Justiça, bem como a forma natural e florescente do icônico Flamboyant que se localiza nas imediações e que se tornou cartão-postal da cidade".

Livro-60-anos.jpg

Outra ação comemorativa foi a publicação do Livro dos 60 Anos do TJDFT, em edição bilíngue, entregue pela 1ª Vice-Presidente, desembargadora Sandra De Santis, ao Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, no último dia 23/3.

A obra registra os principais fatos e conquistas do judiciário local nos últimos dez anos, os projetos institucionais exitosos, os membros (de ontem e de hoje) que compõem a 2ª instância do Tribunal, entre outros marcos históricos. Além de ser ricamente ilustrado com fotos das obras de arte que compõem o acervo artístico do Tribunal, o livro traz também o selo comemorativo impresso pelos Correios, com a marca dos 60 anos do TJDFT.

Na ocasião da entrega, a desembargadora Sandra De Santis afirmou que a obra confere continuidade à história do Tribunal, narrativa iniciada no Livro dos 50 Anos do Tribunal. Também divulga o compromisso da Corte distrital com a população do DF por meio de ações voltadas ao jurisdicionado e aos seus direitos, e o valoroso acervo artístico que o TJDFT possui, iniciado pelo Des. Hugo Auler, composto por obras de renome que, infelizmente, são pouco conhecidas até mesmo pelos magistrados e servidores da Casa.

Em breve, uma versão eletrônica do Livro dos 60 Anos estará disponível para o público, por meio de outra iniciativa, que também pretende marcar as seis décadas do TJDFT: um hotsite comemorativo, com uma série de surpresas. Enquanto isso, é possível acompanhar a linha do tempo e os casos curiosos que marcaram a história do Judiciário da nossa capital no Instagram do TJDFT,no qual também está disponível uma prévia do vídeo preparado para a comemoração dos 60 anos do Tribunal.

Há quase 60 anos, a Justiça do DF serve à população do DF e aos jurisdicionados firme na missão de "proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social". Nesse momento, em que o isolamento social se impõe, siga acompanhando o TJDFT nas redes sociais e celebre conosco as vitórias institucionais que dedicamos a cada cidadão da nossa capital - motivo pelo qual trabalhamos todos esses anos e que nos inspiraram a servir sempre e cada vez melhor.