Servidora fala em artigo sobre missão dos psicólogos da VEPERA durante a pandemia

por ACS — publicado 2020-08-10T13:51:00-03:00

Foi disponibilizado nesta semana, no site do TJDFT novo artigo, intitulado “Atenção e empatia não param - atendimento psicossocial em tempo de pandemia”, de autoria da servidora Michelle Moreira de Abreu Tusi, psicóloga do Posto Psicossocial da Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto – VEPERA. No texto, a servidora fala sobre diferentes “respostas emocionais” aos impactos sociais, econômicos, políticos e culturais acarretados pela pandemia do Covid-19, e da missão dos profissionais do Psicossocial da Vara neste momento.

De acordo com a autora, “é esperado que estejamos todos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento, e com isso, quadros como ansiedade, depressão, perda da qualidade do sono estejam aumentados”, diante das incertezas causadas pela pandemia. Para ela, as diferenças socioeconômicas da população tornam mais grave a situação, visto que grande parcela da população ainda encontra-se submetida a “riscos de contaminação e a condições de discriminação e injustiça social”.

Nesse contexto de incertezas e de diferenças, o Posto de Serviço Psicossocial da VEPERA mantém canal aberto a apenados e familiares, agora na modalidade do teleatendimento, “ouvindo seus medos e dúvidas sobre o cumprimento de suas medidas judiciais. Oferecendo orientações e encaminhamentos, quando possível”, afirma. 

O artigo está disponível na página principal da internet,  no site do TJDFT,  no espaço “Artigos”, local onde são divulgados periodicamente assuntos importantes para a Justiça local por meio de porta-vozes da Casa e pessoas relevantes do meio jurídico. Clique aqui e confira outros artigos de magistrados e servidores do TJDFT.

Clique aqui para ler o artigo desta semana.