Webinário aborda luta pelos direitos da pessoa com deficiência

por SB — publicado 2020-08-04T18:38:24-03:00

Banner em fundo branco com sutis sinais em Librais. Do lado esquerdo, de cima para baixo, em letras azuis, estão os dizeres: Webinários sobre inclusão e acessibilidade A Luta pelos Diretos da Pessoa com Deficiência ‪6 de agosto às 17 horas Do lado direito, de cima para baixo, as fotos do Supervisor da Política de Acessibilidade do Tribunal de Contas da União, Procurador Sérgio Ricardo Costa Caribe, da Conselheira Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Izabel Maior, da Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Pesquisas, Marta Gil e da Colaboradora do Instituto Metasocial, Patrícia Almeida. Na parte inferior estão dispostos os símbolos da Rede de Acessibilidade, do Tribunal de Contas da União, da existência de tradução de Libras e de legenda em tempo real e o símbolo internacional de acessibilidade da ONU.A Rede de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, da qual o TJDFT faz parte, promove, nesta quinta-feira, 6/8, das 17h às 18h30, o webinário intitulado “A luta pelos direitos da pessoa com deficiência”. O tema será abordado pela Conselheira Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Izabel Maior; pela Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Pesquisas, Marta Gil; pela Colaboradora do Instituto Metasocial, Patrícia Almeida; e pelo Procurador do MP junto ao TCU, Sérgio Caribé, que também atuará como moderador. O objetivo do encontro é discutir ações que precisam ser implementadas e obstáculos que necessitam ser suplantados para a concretização dos direitos das pessoas com deficiência.

O webinário será realizado pela plataforma Microsoft Teams e transmitido pelo canal do TCU no Youtube. As inscrições para o evento são gratuitas podem ser feitas a partir da página de eventos do TCU.

Este é o quarto encontro da série “Webinários sobre inclusão e acessibilidade”. O primeiro, intitulado “Atuação Integrada das Organizações para a Promoção da Acessibilidade”,  foi transmitido no dia 16/7. O segundo trouxe, em 23/7, “A promoção de políticas públicas e seu monitoramento”. E o terceiro abordou, dia 30/7, “A promoção da acessibilidade nas cidades”.

Desde 2017, o TJDFT faz parte da Rede de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, juntamente com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal -STF, o Tribunal de Contas da União - TCU, o Superior Tribunal de Justiça - STJ, o Tribunal Superior do Trabalho – TST e o Tribunal Superior Eleitoral - TSE. O objetivo da Rede é estabelecer uma cooperação técnica no âmbito da acessibilidade e da inclusão social da pessoa com deficiência. por meio do intercâmbio de experiências, informações, pesquisas, tecnologias e soluções de acessibilidade entre os órgãos parceiros.