60 anos TJDFT: ex-Presidente relembra antigo Fórum do Gama onde iniciou sua carreira como Juiz de Direito

por AR — publicado 2020-12-02T16:35:00-03:00

desembargador Romão.jpgVídeo com entrevista do Desembargador aposentado Romão Cícero de Oliveira, Presidente do TJDFT no biênio 2018/2020, está disponível no hotsite comemorativo dos 60 anos do TJDFT. Nele, o magistrado conta um pouco da história do Tribunal e fala das comissões de concurso para juiz, das quais participou.  

O depoimento é o último (clique aqui e confira) de uma série de 11 vídeos que foram produzidos para comemorar as seis décadas da Justiça do Distrito Federal, por meio de entrevistas concedidas ao Programa História Oral.  

Romão Cícero tomou posse em 1981 e, dois anos depois, assumiu a titularidade da 2ª Vara Cível do Gama. Na entrevista, o magistrado lembra como era a antiga sede do Fórum do Gama, que atualmente abriga o arquivo judicial e o depósito público da região. 

“O prédio do Gama, onde prestei jurisdição durante cinco anos, hoje é apenas um depósito, é um estabelecimento secundário. Ali nós abrigávamos a Ordem dos Advogados, Defensoria Pública, todas as Varas - e não eram muitas, só eram quatro. Hoje tem muito mais. (...) E no mesmo instante vejo a justiça eleitoral ali dentro, tudo era ali, naquele prédio, que fica em frente à rodoviária”, relembra. Em 2001, o Fórum do Gama ganhou uma nova sede, mudando de endereço.  

Durante a entrevista, o magistrado conta também como são feitas as avaliações nos concursos para Juiz de Direito Substituto. Integrante de cinco comissões, o magistrado acredita que o examinador deve se colocar no lugar do candidato.   

"Na verdade, ele [o concurso] tem as fases de conhecimento. E há aquela fase de medir o amadurecimento. Nessa fase, o examinador tem que ser benigno com o candidato que não consegue dar a resposta que ele quer, mas ele tem que ser benigno, porque, às vezes, é o candidato com uma montanha de conhecimento que ele tem, e nós temos que nos colocar do outro lado do balcão. (...) Então, nós temos que ter tolerância. E aí, sim, medir, exatamente, se ele tem temperamento para ser juiz. Isso é que é bom”, afirma.  

A entrevista do desembargador foi concedida ao Programa História Oral em março de 2016. Romão Cícero se aposentou em outubro deste ano, depois de 39 anos de atuação na Corte 

Hotsite “60 Anos do TJDFT”   

O TJDFT completou 60 anos no dia 21 de abril de 2020. Para comemorar a data, foi preparado um hotsite especial, composto por textos, fotos, vídeos e produtos comemorativos, que contam histórias e curiosidades sobre o Judiciário do DF.   

Tanto o site quanto as demais ações referentes aos 60 anos do Tribunal foram pensadas e desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por meio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento - SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, com o apoio de várias unidades da Casa.