DPVAT: mutirão de perícia agiliza ações para pagamento do seguro

por ACS — publicado 2020-12-16T13:46:00-03:00

Com o objetivo de tonar mais ágil a solução de conflitos, a Corregedoria do TJDFT, por intermédio da Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial - COCIJU, promoveu dois mutirões, nos últimos dias 27/11 e 11/12, que resultaram na realização de 170 perícias para instruir processos de varas cíveis em que os autores pleiteiam o pagamento do seguro DPVAT.

A iniciativa contou com a parceria da seguradora Líder, atual administradora do seguro, que custeou os trabalhos realizados por dois profissionais cadastrados no banco de peritos do TJDFT. Após o término do mutirão, os processos voltaram a tramitar e estão, agora, mais próximos da decisão judicial.

O DPVAT é um seguro obrigatório que garante indenização por danos pessoais a todas as vítimas de acidentes causados por veículos automotores. Não é necessário acionar a Justiça para requerer seu pagamento, mas, se as partes não chegarem a um consenso sobre o valor a ser pago, a vítima pode ingressar com ação judicial e questionar o valor oferecido.