Sistema de Inteligência Artificial do TJDFT é apresentado em congresso de inovação no Judiciário

por MM — publicado 2020-12-01T11:07:26-03:00

congresso.jpgO servidor do TJDFT Jairo Melo vai apresentar o Hórus, sistema de inteligência artificial utilizado pelo Tribunal, durante o 15º Congresso de Inovação no Poder Judiciário e Controle, que acontece online a partir desta terça-feira e vai até o dia 4/12. Ele vai falar sobre o tema Robôs no Judiciário.

O CONIP JUDICIÁRIO & CONTROLE reúne diversos especialistas e tem como objetivo gerar discussões, abrir debates, inspirar tendências e apresentar projetos e estudos de caso, principalmente em temas envolvendo tecnologia e a gestão do Poder judiciário e do Controle Externo, dentre os quais se destacam: tendências no uso de inteligência artificial, governança & inovação, LGPD & segurança de dados e open justice. Os temas visam promover a atualização dos gestores públicos em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade.

Nesta edição de 2020, de forma inédita, foi lançado o Prêmio CONIP de Excelência no Judiciário e Controle que visa premiar os melhores projetos que utilizam tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. Clique aqui para acessar o site do evento.

Sistema Hórus

Baseado em inteligência artificial, o sistema Hórus realiza a inserção automática no PJe de processos digitalizados, reconhece o código de caracteres dos documentos via OCR, recupera dados de sistema de tramitação de processos físicos, classifica tipos de documentos e utiliza certificado do tipo A1 para assinatura de documentos inseridos no PJe.

O referido sistema vem sendo utilizado pelo TJDFT para aprimorar a prestação jurisdicional, integrando o Projeto de Modernização da Vara de Execuções Fiscais – VEF, com resultados efetivos e velozes ao cadastramento de processos digitalizados.