TJDFT e órgãos de segurança lançam publicações inéditas sobre violência contra a mulher

por CMA — publicado 2020-12-11T13:39:00-03:00

sandradesantis.jpgO Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT - NJM, em parceria com a Segurança Pública do DF, lançaram, nessa quarta-feira, 9/12, em evento realizado pelo canal do TJDFT no YouTube, duas publicações inéditas no Brasil relativas à prevenção da violência de gênero.

Tratam-se do livro Contribuições para a formação de profissionais da Segurança Pública no enfrentamento da violência contra a mulher e do Manual do Grupo Refletir, voltado para profissionais da segurança pública autores de violência doméstica e/ou familiar contra a mulher.

Ao abrir a solenidade, a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Sandra De Santis, destacou que o Tribunal, por meio do NJM, tem trabalhado, de forma intensiva, pela garantia dos direitos das mulheres e no atendimento às vítimas de violência. “O lançamento das duas novas publicações, criadas em parceira com profissionais da segurança pública do Distrito Federal, são decorrentes dessa dedicação da Casa às ações de combate à violência de gênero”, ressaltou.

O Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Gustavo Torres, afirmou, durante o evento, que o Manual do Grupo Refletir é uma importante iniciativa direcionada à formação e orientação dos policiais envolvidos com a questão da violência doméstica. “Eu vejo com bons olhos a parceria com o TJDFT e acho que estamos no caminho certo. Temos avançado muito nas ações de prevenção e combate, tanto que, este ano, registramos uma redução de mais de 50% dos feminicídios em relação ao ano passado”, afirmou o secretário.

majorpmdf.jpgSobre o livro Contribuições para a formação de profissionais da Segurança Pública no enfrentamento da violência contra a mulher, o Subcomandante Geral da Polícia Militar do DF - PMDF, Coronel Cláudio Fernando Condi, disse que a publicação representa um grande marco frente à complexidade do fenômeno da violência de gênero.

“O livro é inédito no país. Foi desenvolvido exclusivamente à capacitação de profissionais da segurança e está alinhado com os princípios norteadores da Constituição Federal, da Lei Maria da Penha e da cadeia de valores da PMDF”, frisou.

A juíza titular do Juizado de Violência Doméstica do Riacho Fundo I e uma das atuais coordenadoras do NJM, Fabriziane Figueiredo Zapata, fechou o evento e agradeceu a parceria com os órgãos de segurança pública. “É um orgulho para todos nós saber que, atualmente, há uma disciplina dentro da grade da matriz curricular dos cursos da Polícia Militar que trata especificamente da prevenção e combate à violência contra a mulher. Isso é fruto dessas parcerias que são fundamentais nas políticas públicas. Sozinhos, não fazemos nada”, concluiu.

fabriziane_zapata.jpgA solenidade, que encerrou as ações da campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, contou, ainda, com a presença da 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito; da integrante do NJM, Cristiane Rodrigues A. de Matos; da Major da PMDF Renata Braz das Neves Cardoso; da representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Katyna Argueta; e da gerente de Prevenção e Eliminação da Violência contra as Mulheres na ONU Mulher, Carolina Ferracini.

Publicações

njmlivro.jpgO livro Contribuições para a formação de profissionais da Segurança Pública no enfrentamento da violência contra a mulher é de autoria dos juízes Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica do Núcleo Bandeirante e ex-coordenador do NJM, e Fabriziane Figueiredo Zapata, titular do Juizado de Violência Doméstica do Riacho Fundo I njmmanual.jpge uma das atuais coordenadoras do NJM, em parceria com servidores do Núcleo, e com a colaboração da Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF.

O Manual do Grupo Refletir, por sua vez, foi elaborado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF, o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento - PNUD, a ONU Mulheres e o NJM/TJDFT, com apoio da PMDF, PCDF, CBMDF, Detran-DF e Escola de Governo do Distrito Federal - EGOV.

Lembre-se: o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você!