VIJ-DF concede Selo Comunidade Solidária a doadores e apoiadores

por NC - SECOM-VIJ/DF — publicado 2020-12-15T21:03:00-03:00

Evento de outorga do Selo Comunidade SolidáriaA Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) realizou, na tarde desta terça-feira, 15/12, evento on-line para concessão do Selo Comunidade Solidária, instituído como forma de reconhecer o engajamento social, o compromisso e a proatividade dos doadores e apoiadores da campanha Comunidade Solidária, nas categorias Contribuição, Distribuição e Divulgação.

Ao todo foram 37 agraciados, escolhidos por uma comissão julgadora constituída por três representantes da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ-DF, e três da Central de Comitês Solidários, de acordo com requisitos específicos e critérios gerais definidos em regulamento, como a relevância ou impacto das ações para o objetivo finalístico da campanha.

“A campanha Comunidade Solidária foi uma experiência rica, intensa e divisora de águas. Nesse contexto de extremos desafios sociais e de limitações para realizar uma campanha, provamos na prática que a união de competências e esforços cria força e faz a diferença”, avaliou o assessor administrativo da Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF, Gelson Leite, que coordenou a primeira fase da campanha.

Ainda segundo Gelson Leite, além de tudo que foi arrecadado e distribuído às famílias necessitadas, a campanha deixou como saldo positivo muitos aprendizados e legados. “Temos a consciência de que, a despeito do êxito da campanha, os problemas sociais, que muitas vezes culminam em violações de direitos, foram agravados pelo contexto pandêmico e continuam demandando esforços concentrados e estratégicos”, ponderou.

Juiz Renato ScusselO juiz titular da VIJ-DF, Renato Scussel, destacou a iniciativa de enfrentamento dos desafios decorrentes da pandemia, que exigem de todos uma nova forma de atuar e de viver a solidariedade. “Agradeço a todos que acreditaram na ação e fico feliz com a certeza de que juntos podemos ir além e vencer os novos desafios que virão”, disse. O magistrado ressaltou ainda que a justiça e a paz social devem ser promovidas por todos.

Luiz Roberto dos Santos, dirigente da Ação Esperança, parabenizou o juiz Renato Scussel pela iniciativa e agradeceu a todos os parceiros da campanha. “Em tempos de aflição, é importantíssimo que estejamos unidos de alguma maneira para ajudar as pessoas. Que possamos nos fortalecer e criar possibilidades para continuar contribuindo no próximo ano, acreditando que juntos podemos muito mais”, declarou.

Também parceira da campanha, a presidente da Fundação CDL, Andrea Vasquez, destacou a participação dos empresários de Brasília e também agradeceu ao juiz Renato Scussel e a todas as pessoas que dedicam parte do seu tempo à comunidade. “Estou pronta para continuar essa parceria de sucesso”, afirmou.

O evento terminou com o canto espontâneo da música “Nunca pare de sonhar”, de autoria de Gonzaguinha, entoada pela dirigente do projeto social Teatro Comunitário do Itapoã, Rosa Vasconcelos. Os participantes deixaram palavras de agradecimento e felicitação pelo momento compartilhado e pela ação conjunta realizada a favor das famílias necessitadas por meio da campanha Comunidade Solidária.

Comunidade Solidária

A campanha Comunidade Solidária foi lançada pela VIJ-DF em abril deste ano, por iniciativa do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã, para ajudar no enfrentamento dos impactos sociais da pandemia de Covid-19. Em sua primeira fase, doou cerca de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, além de 15.600 latas de sardinha, materiais de higiene pessoal, máscaras de proteção, roupas e sapatos que beneficiaram famílias vulneráveis de mais de 20 comunidades do DF.

Na segunda fase, a campanha ainda arrecada dispositivos eletrônicos para que crianças e adolescentes de instituições de acolhimento do DF possam acompanhar as aulas escolares on-line durante a pandemia. Podem ser doados celulares, notebooks, computadores, tablets e outros dispositivos, novos ou usados, desde que tenham condições de uso e permitam o acesso à internet. As doações devem ser agendadas pelo número (61) 99658-2265.

Também está em andamento a edição natalina da campanha, voltada para as mais de 300 crianças e adolescentes acolhidos no DF. Até o dia 17/12, estão sendo arrecadados brinquedos, roupas, sapatos, material escolar e comida para a ceia, entre outros pedidos de Natal. Para ajudar, entre em contato pelos números 61 99591-3620, 61 98223-8411, 61 99658-2265 (preferencialmente por WhatsApp), das 12h às 19h.

Conheça os agraciados por categoria

Os agraciados receberam um certificado digital e uma logomarca eletrônica do Selo Comunidade Solidária, com a respectiva categoria de condecoração, que poderá ser exibida nos seus sites e mídias sociais.

contribuição.jpegContribuição

Representa o reconhecimento às pessoas físicas ou jurídicas pelo espírito de solidariedade e de compromisso social, ao colaborarem com a campanha por meio de doações essenciais à sobrevivência e dignidade das famílias vulneráveis do Distrito Federal.

Agraciados

1)  AmaBrasília

2)  Embaixada da Espanha

3)  Fundação CDL

4)  Instituto do Carinho

5)  Lar Chico Xavier

6)  SINDJUS-DF

Distribuição.jpegDistribuição

Representa o reconhecimento às pessoas físicas ou jurídicas pelo espírito de solidariedade e de liderança, ao colaborarem ativamente para levar os itens necessários aos lares das famílias vulneráveis do Distrito Federal.

Agraciados

1) Associação Casa de Apoio à Comunidade da Ceilândia (ACAC)

2) Ação Esperança

3) Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente

4) Associação dos Idosos da Ceilândia (AIC)

5) Associação Cultural Encanto de Itapoã e Paranoá

6) Associação de Moradores Força e União do Porto Rico e Santa Maria

7) Casa Azul

8) Conselho Comunitário de Segurança Pública de Taguatinga (CONSEG)

9) Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA Taguatinga – SEJUS/DF)

10) Instituto Mãos Amigas (IMA)

11) Instituto Inclusão

12) Instituto Social do DF (ISDF)

13) Mulheres em Foco do DF

14) Mulheres Guerreiras em Ação

15) Núcleo Rotariano de Desenvolvimento Comunitário /Itapoã (NRDC)

16) Projeto Arte de Bem Viver

17) Projeto Casa da Natureza

18) Projeto Coletivo da Cidade

19) Projeto Integral de Vida – Pró-Vida

20) Rede Social Intersetorial de Águas Lindas

21) Teatro Comunitário do Itapoã

22) AmaBrasília

23) Fundação CDL

24) Instituto do Carinho

25) Lar Infantil Chico Xavier

26) SINDJUS-DF

Divulgação.jpegDivulgação

Representa o reconhecimento às pessoas físicas ou jurídicas pelo espírito de solidariedade e de proatividade, ao colaborarem com a divulgação da campanha de modo a alcançar um número considerável de potenciais doadores.

Agraciados

1) Ação Esperança

2) AMAGIS-DF

3) ASSEJUS

4) CONSEG Taguatinga

5) Instituto do Carinho