Estudantes do Programa Jovem Aprendiz visitam o Memorial do TJDFT

por ES — publicado 2020-02-18T18:03:00-03:00

18-2 Visita de Jovens Aprendizes no Memorial - fotos ACS 3b.jpgO  Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu hoje (18/02) a visita de 16 alunos vinculados ao programa Jovem Aprendiz do CIEE. Após a exibição de um vídeo institucional acerca da história do Tribunal de Justiça, os aprendizes assistiram a uma palestra ministrada pelo professor convidado Vitor Souza Sampaio, do projeto Conhecer Direito, da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do DF.

A visita foi a primeira deste ano. Além de conhecer a história e o funcionamento do TJDFT, os alunos conversaram sobre a  importância da educação de direitos. O objetivo é que o cidadão esteja ciente do conjunto normativo e o empregue em situações cotidianas, em cada etapa da vida. O professor comentou que o imaginário social associa o sistema judiciário a processos. "Justiça não é capa de processo. Justiça deve ser sinônimo de educação, ou seja, quando você evita um processo judicial", afirmou o professor.

Segundo a jovem Glenda Oliveira dos Santos, a palestra a motivou a participar do projeto. "Achei a palestra muito interessante. Em grande parte da educação, não há o conhecimento de Direito, e acho que seria bom conhecer mais, principalmente na idade que temos agora. O projeto é um meio em que temos um caminho para conhecer", afirmou.

18-2 Visita de Jovens Aprendizes no Memorial - fotos ACS.jpegAo final da palestra, o docente convidou os aprendizes a conhecer o projeto Conhecer Direito, que é voltado para estudantes do ensino médio na rede pública. As aulas são ministradas por juízes, defensores públicos e parceiros, além de proporcionar bolsas de estudos em faculdades privadas e cursos preparatórios.

Após a fala do defensor público, os jovens aprendizes conheceram o memorial e seu acervo, incluindo os 18 painéis, processos históricos, livros, fotos, móveis, togas, esculturas e peças históricas que contam a história do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário da capital federal.