Núcleo Judiciário da Mulher realiza primeira capacitação de multiplicadores do ano

por CS — publicado 2020-02-13T16:31:00-03:00

Curso Formacao de Multiplicadores 11-2-20.jpgO Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do TJDFT realizou na última terça-feira, 11/2, curso de formação e capacitação técnico-pedagógica relativa ao Projeto Maria da Penha vai à Escola. A atividade é voltada para os integrantes da rede de proteção à mulher que atuarão como multiplicadores do projeto, tendo como público alvo os alunos.

O juiz Ben-Hur Viza, um dos coordenadores do núcleo e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, e as servidoras Andréia Soares, Priscila Parada e Myrian Sartori, também integrantes do NJM, conduziram as palestras. Entre os temas abordados, falou-se sobre gênero e violência, a Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, além de propostas e práticas pedagógicas para ministração de palestras voltadas para estudantes da rede pública de ensino. “Ao idealizarmos esta formação pensamos em uniformizar entendimentos a respeito da aplicação da Lei Maria da Penha e abordar questões referentes à violência de gênero”, explicou o magistrado.

A programação atingiu um total de 96 pessoas, incluindo representantes da rede de proteção às mulheres do DF, da região do Entorno e do estado de São Paulo, que vieram ao curso com o objetivo de conhecer o programa Maria da Penha vai à Escola – MPVE e também receberem capacitação.

De acordo com o juiz Ben-Hur Viza, inicialmente, o curso destinava-se a servidores das instituições partícipes do MPVE, que incluem o TJDFT, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, Secretaria de Educação do DF, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Mulher, Secretaria de justiça, Polícia Civil e Polícia Militar, Defensoria Pública, OAB/DF, UnB e UniCeub, entre outras. “Todavia, diante do interesse de diversos parceiros, estendemos o convite a membros de toda a rede de proteção à mulher para que possam ser também multiplicadores do projeto em suas instituições e cidades, transformando gerações através da educação e levando meninos e meninas a uma relação de respeito e equidade, sempre com vistas a eliminar todas as formas de violência contra a mulher”, comentou o magistrado.

Uma segunda turma do curso está prevista para o mês de abril.