Conheça obras doadas em 2019 ao Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2020-01-31T10:48:00-03:00

QUADRADO exposicao de obras doadas em 2019.jpgVocê já visitou o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte neste ano? Se não foi, aproveite a oportunidade para ir e conhecer 23 obras de arte que foram doadas ao Tribunal em 2019. Elas ficarão expostas ao público até o final de fevereiro. O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

Das obras em exposição, duas foram doadas de forma espontânea e 12 foram recebidas este ano em razão das mostras realizadas no espaço durante o ano de 2019. Os trabalhos foram incorporados ao acervo artístico do TJDFT, como contrapartida prevista em edital.

Entre as obras expostas, estão Refugiados, de Cassiano Araújo; Fundo do Mar e Pamonha da Mariana - Gostosa e Fresquinha, de Jorge Kell; Palingenesia, de Da Silva; Pingente Catedral, de Rosânia Ulácia; Asteróide, de Lia Paes; Formigas Livre Interpretação, de Jonas Pimentel; Janela e o Espaço Cúbico, de Donizetti Garcia; Nick, de PJ Araújo; Acesso Negado, de Onã Silva; Deusa da Justiça, de Paulo Roberto da Cunha; e Araras, do juiz Clodair Edenilson Borin.

Desde 2013, o TJDFT lança, anualmente, edital para seleção de exposições e mostras temporárias para que artistas, escritores e fotógrafos possam apresentar seus trabalhos ao público no espaço do Memorial. A seleção compreende exposições de arte ou temáticas de fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, lançamento de livros, entre outros. Como contrapartida, cada participante selecionado faz uma doação ao acervo artístico do Tribunal.

As inscrições do processo seletivo para exposição temporada de 2020 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2020, conforme Edital 1/2019 da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, que regulamenta o processo seletivo. Serão selecionadas até 12 propostas para exposição de arte e até oito para lançamentos de livros. Clique aqui e confira o edital.

Visite o Memorial

Inaugurado em 2010, durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, o Memorial tem por missão divulgar a memória do TJDFT, além de pesquisar, preservar e difundir a história da Justiça da Capital brasileira. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital.

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas ou monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.