Vedada entrada de smartwatches nas unidades prisionais do DF

por ACS — publicado 2020-01-14T18:53:00-03:00

A entrada de visitantes portando smartwhatches durante visita aos internos do sistema prisional do DF foi vetada pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE). A medida foi tomada após constatada a possibilidade de  utilização dos aparelhos para realizar ligações clandestinas, além de enviar e visualizar mensagens.

Segundo o subsecretário da SESIPE, Adval Cardoso, “Recebemos a informação de que muitos [advogados] cobram valores altos aos internos para entrar com smartwatches que fazem ligações e troca de mensagens”.

Cardoso também relatou que na última semana foi identificado um detento no Centro de Detenção Provisória, portando valores muito acima do permitido pelas regras internas do Complexo - ele trazia mais de 1 mil reais, quando o permitido é de no máximo R$ 150,00. Segundo o interno, o dinheiro teria lhe sido entregue pelo seu advogado.

O fato foi comunicado ao Ministério Público, à OAB/DF e à Vara de Execuções Penais do DF, que aguarda a apuração do caso para se manifestar.

 

(Com informações do site da SESIPE)