TJDFT investe em capacitação para superar desafios da pandemia

por ACS — publicado 2020-07-31T16:00:00-03:00

TJDFT-nao-para-info-escola-capacitacao.jpgQuando falamos que a Justiça do DF não parou durante a quarentena da pandemia da COVID-19, estamos nos referindo, principalmente, à atuação judicial do TJDFT. Mas outro tipo de ação do Tribunal também funcionou a pleno vapor durante os últimos meses e alcançou ótimos resultados: a Escola de Formação Judiciária do TJDFT manteve suas atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional por meio da oferta de diversas ações na modalidade ensino a distância.

De março até a julho, a Escola realizou 115 ações educacionais, com mais de 6 mil participantes (502 pessoas da sociedade – público externo), em um total de 5.532 horas de atividades. Dentre as ações educacionais realizadas, foram 36 webinários transmitidos online por meio de plataformas digitais, que somaram uma carga horária de 87 horas e atingiram um público de mais de 3.900 pessoas, das quais 420 eram de fora do Tribunal.

O TJDFT segue capacitando seus membros para oferecer uma prestação jurisdicional de excelência à população do Distrito Federal. Além disso, muitas de suas ações educacionais também alcançam a sociedade, contribuindo para difundir conhecimento e o papel do Judiciário.

Inovação

Ciente do seu papel de agente de formação e transformação por meio da educação, a Escola assumiu o desafio de promover o desenvolvimento de uma cultura da inovação no TJDFT, não apenas por meio da busca de novas tecnologias e estratégias pedagógicas diferenciadas, mas principalmente pelo conteúdo de muitas das soluções educacionais ofertadas.

Em 2019, foram lançados os primeiros webinários; cursos no formato de autoinscrição; primeira Comunidade de Aprendizagem, voltada para o desenvolvimento de líderes; e a área VIP, espaço de aprendizagem com vídeos e podcasts de escritores, filósofos, palestrantes e especialistas sobre competências essenciais ao desenvolvimento profissional e pessoal.

Além disso, regulamentou a realização da pesquisa jurídica e administrativa no Tribunal, incentivando a construção do saber e reflexões que possam favorecer a melhoria da prestação jurisdicional.

Resultados 2019

No ano passado, foram realizadas 606 ações educacionais e contabilizadas 12.271 participações, que resultaram em 4.171 pessoas capacitadas. Pelo segundo ano consecutivo, o quantitativo de soluções educacionais a distância (332), equivalente a 55% do total, superou o de ações presenciais.

É notório o impacto positivo das novas tecnologias no compartilhamento de conhecimentos. O amplo alcance e a flexibilidade proporcionados pela modalidade de ensino a distância já se mostram como benefícios inegociáveis no contexto atual.

A educação presencial, porém, permaneceu como importante foco da Escola em 2019. Isso se evidencia pelo número de participações nas soluções educacionais: 7.123 (58% do total).  Clique aqui para conferir o Relatório de Ações 2019 da Escola de Formação Judiciária – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.