Programa História Oral disponibiliza duas novas transcrições de entrevistas

por ACS — publicado 2020-07-24T17:32:00-03:00

História Oral.jpegO Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional do TJDFT incluiu duas novas degravações de entrevistas concedidas ao “Programa História Oral”. Com isso, todas as 65 entrevistas disponíveis na página passam a contar com os correspondentes arquivos em texto. Clique aqui e acesse! 

Foram adicionadas transcrições de vídeos de entrevistas concedidas pelo Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa e pela juíza Leila Cury, titular da VEP-DF. Os arquivos em formato “PDF” podem ser acessados por qualquer cidadão, no Portal do TJDFT, além da versão já disponibilizada em vídeo.  

Programa História Oral

O Programa História Oral reúne um acervo de entrevistas concedidas por magistrados, servidores, entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história da Casa desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje.  

As entrevistas do Programa História Oral são conduzidas por magistrados, o que promove espontaneidade e vivacidade ao trabalho, dando um novo tom a cada fato. Por meio de uma conversa leve e descontraída, são rememoradas situações e experiências de grandes personagens do judiciário da capital. 

O programa, criado e inicialmente conduzido pela desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, já falecida, teve início em 2008 e seguiu até 2010. Em 2014, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pelo programa de Memória do Tribunal.