TJDFT registra aumento de 60% no número de elogios durante a pandemia

por CMA — publicado 2020-07-22T09:10:00-03:00

imagem de uma mão apontando para uma avalição cinco estrelas e a imagem da marca da ouvidoria ao lado (estátua da justiça com a mão em concha na orelha)

Apesar das restrições do atendimento presencial para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT registrou, entre março e julho deste ano, um acréscimo de 60% nas manifestações de elogios quanto aos serviços prestados, em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre 23 de março e 15 de julho de 2019, foram registradas 123 manifestações enaltecendo o atendimento e os serviços prestados pelo TJDFT, enquanto no mesmo período deste ano foram recebidas 196 congratulações. A maioria dos elogios, este ano, referiu-se ao atendimento prestado, via e-mail ou WhatsApp, por unidades judiciais e administrativas da instituição, e à eficácia das audiências realizadas por videoconferência. Os usuários também destacaram a atuação da Casa no que diz respeito à cortesia, gentileza, apoio, celeridade, comprometimento e profissionalismo de servidores e magistrados.

Internamente, percebeu-se, ainda, um grande reconhecimento, por parte de magistrados e servidores, ao trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde - SESA do TJDFT neste período de pandemia, tanto de forma preventiva quanto no acompanhamento de pessoas contaminadas.

Os elogios a varas judiciais e coordenações administrativas abrangeram as atividades realizadas por diversas circunscrições judiciárias, demonstrando o empenho que todo o Tribunal vem promovendo para garantir a continuidade dos serviços e entrega de uma prestação judicial de qualidade.

Atendimentos na Ouvidoria

No mesmo período mencionado acima  (23 de março e 15 de julho), a Ouvidoria-Geral do TJDFT recebeu um total de 73.441 contatos de usuários no ano de 2019, e 45.926 em 2020. Nos dois anos, mais de 90% do total de atendimentos foram referentes a pedidos de informação sobre as atividades do Tribunal. Os demais casos abrangeram dúvidas, sugestões e reclamações, entre outros assuntos.

A Ouvidoria do TJDFT é um canal de comunicação entre o cidadão e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O serviço foi criado para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da instituição, além de ser o canal para envio de reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de acesso à informação e elogios relativos à atuação do órgão.

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria do TJDFT pelos seguintes canais:

Ou ainda contatar a Central de Teleinformação pelo telefone (61) 3103-7000 ou (61) 159 (das 8h às 20h, em dias úteis). Atualmente, em virtude da pandemia da COVID-19 e do disposto na Portaria Conjunta 72/2020, os atendimentos presencial e por correspondência estão suspensos.