SUS e Covid-19 são tema de artigo de juíza do TJDFT

por RM — publicado 2020-06-15T11:29:40-03:00

A crise de saúde pela qual o mundo inteiro está passando, causada pela pandemia da Covid-19, faz com que a gestão da saúde pelo poder público seja objeto de inúmeras análises por parte de especialistas. Neste contexto, o site do TJDFT publicou o artigo “Sistema Único de Saúde – SUS: Um reflexo da cidadania”, de autoria da juíza substituta da 7ª Vara da Fazenda Pública do DF, Acácia Regina Soares De Sá.

A magistrada enfatiza que não pretende defender que o Brasil possui um sistema perfeito, sem problemas ou necessidade de aperfeiçoamento. O objetivo do texto é demostrar que o nosso país tem “um sistema pensado de forma completa para garantir o acesso a todos, na medida das suas necessidades e riscos”.

De acordo com o artigo, o momento da pandemia da Covid-19 nos faz perceber a importância do SUS enquanto sistema coordenado de ações e serviços de saúde, que além de tratamento e combate à doença, vem se mostrando fundamental em outras frentes, como a realização de estudos epidemiológicos e treinamento de pessoal.

O artigo está disponível na página principal, no espaço “Artigos”, local onde são divulgados periodicamente assuntos importantes para a Justiça local por meio de porta-vozes da Casa e pessoas relevantes do meio jurídico.