TJDFT debate inovação nas contratações de 2021

por ACS — publicado 2020-06-15T11:13:00-03:00

inova.jpgO TJDFT realizou na última sexta-feira, 12/6, o webinar A Inovação Começa Agora, que marcou o lançamento do PAC 2021 - Plano Anual de Contratações da instituição para o próximo ano.

Na abertura do evento, o juiz presidente do Comitê de Governança e Gestão de Contratações - CGGC, Jayder de Araújo, destacou que criatividade é pensarcoisas novas, mas inovação é fazer coisas novas. De acordo com o magistrado, é esse objetivo – de buscar resultados com foco na excelência dos serviços – que os gestores da Casa precisam perseguir para que o TJDFT possa avançar, se consolidando como protagonista da mudança que se faz cada vez mais premente, nesse contexto desafiador que ora se impõe.

jayder.jpgO presidente do comitê também destacou a importância do planejamento nas contratações, e igualmente a importância da correta execução dos contratos, com flexibilidade e tranquilidade. Nessa caminhada, “vamos fazer, às vezes errar, e nos adaptar para acertar. Pois só erra, quem faz”, disse. Ele chamou atenção, ainda, para a necessidade de uma visão integrada nas contratações, considerando o papel do usuário e a incorporação e soluções sustentáveis.

Na sequência, o Secretário Substituto de Planejamento e Gestão Estratégica, Victor Abreu, fez uma rápida apresentação do PLABI 2020-2022, ressaltando o alinhamento desse documento estratégico ao Plano Anual de Contratações.

A professora Tatiana Camarão elogiou o amadurecimento do TJDFT na condução das suas contratações e a coesão estabelecida com as ações estratégicas da Casa. Falou sobre a importância do documento de Estudo Técnico Preliminar (ETP), que visa registrar, de forma clara e objetiva, a realidade e a necessidade do órgão quanto à contratação pretendida, e discorreu sobre o Termo de Referência (TR), documento que, além de apresentar um detalhamento do ETP, deve trazer uma justificativa coerente para a contratação.

prof.jpgA docente falou ainda sobre o papel do gestor e do fiscal no processo de contratação e alertou para a necessidade de que tais papéis sejam realizados por servidores que recebam capacitação e qualificação para tanto. Abordou também a temática de integridade e gerenciamento de riscos nas contratações e, retomando fala inicial do Presidente do CGGC sobre a necessidade de “abandonarmos nossa zona de conforto” para irmos além, recitou poema de Fernando Pessoa relativo aos avanços requeridos em busca da inovação:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

A íntegra do webinar A Inovação começa Agora está disponível no canal do TJDFT no YouTube. Confira.