TJDFT é destaque em Governança de Tecnologia do Poder Judiciário no CNJ

por RM — publicado 2020-06-02T11:26:00-03:00

O TJDFT alcançou excelentes resultados no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário de 2019 – IGovTIC-JUD. Com o resultado alcançado (índice de 0,84), o Tribunal passa a figurar entre a 15ª e 18ª posições dentre os 92 tribunais e conselhos avaliados. Isso representa uma considerável evolução desde 2016, quando o TJDFT alcançou 48ª posição.

O iGovTIC-JUD, conforme disposto na Res. CNJ 211/2015, é um diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas naquela Resolução e, consequentemente, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

Dentro da esfera deste Poder, são avaliados os seguintes segmentos: Conselhos, Eleitoral, Estadual, Federal, Militar, Superior e Trabalho. O TJDFT foi classificado no segmento Estadual e tribunal de porte médio. Com relação a tais segmentos, o índice alcançado pelo Tribunal em 2019 o coloca acima da média de todos os grupos.

índice.png

No segmento “Tribunais Estaduais”, dentre as 27 instituições do país o TJDFT subiu da 14ª posição, em 2016, para um empate entre a 5ª e 6ª posições em 2019.

O resultado positivo alcançado pelo Tribunal é fruto de todo o investimento que vem sendo feito na área da TI nos últimos dois anos, com toda a reestruturação da área, feita em conformidade com a Resolução n. 211/2015 e levando em consideração as melhores práticas do mercado.

A contínua evolução dos indicadores do TJDFT demonstra uma maturidade expressiva na gestão de seus produtos, serviços e compliance com a aludida norma, tanto sob uma análise interna, ano a ano, quanto com relação aos demais entes considerados.

Todos os pormenores do resultado da avaliação, contendo dados desde 2016, podem ser aferidos na página eletrônica Painel do iGovTIC-JUD do Poder Judiciário.