TJDFT realiza mais de 500 mil atos judiciais e quase 80 mil julgamentos em três meses

por TT — publicado 2020-06-17T16:45:00-03:00

TJDFT-nao-para-geral.jpg

No período de 16/3 a 14/6, os magistrados do TJDFT proferiram 79.953 sentenças e acórdãos, que somados a decisões e despachos totalizam 505.559 atos judiciais. Os servidores, por sua vez, realizaram 5.247.208 atos de expediente de forma a dar andamento aos processos.

Foram realizadas ainda 2.133 sessões on-line de conciliação, de 6/4 a 5/6, por meio dos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejuscs do TJDFT. Os interessados em participar das audiências por videoconferência podem registrar os pedidos pelo Canal Conciliar. O atendimento é realizado, nos casos processuais e pré-processuais, nos quais ainda não existe processo em andamento, desde que as partes envolvidas no conflito concordem. 

Os números refletem o comprometimento e a determinação de magistrados, servidores e colaboradores, que reinventaram rotinas e empenharam-se em dar continuidade às atividades. Graças aos avanços tecnológicos experimentados nos últimos anos pelo Tribunal, entre eles a implementação do Processo Judicial eletrônico – PJe e a digitalização dos processos físicos, o teletrabalho foi viabilizado no âmbito da Justiça do DF.

O regime de plantão extraordinário adotado pelo TJDFT, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, foi prorrogado até o dia 30/6, conforme Portaria Conjunta 61/2020. Dessa forma, as audiências e as sessões de julgamento presenciais seguem suspensas, podendo ser realizadas por videoconferência, nos termos da Portaria Conjunta 52/2020. Os prazos processuais e administrativos relativos aos processos que tramitam em meio físico também permanecem suspensos, assim como segue vedado o acesso do público externo aos fóruns.

A partir de 1º de julho de 2020 o Tribunal poderá iniciar a retomada gradual das atividades presenciais, conforme o resultado dos estudos realizados pelas unidades competentes.

Clique aqui e confira outras ações realizadas durante a pandemia.

TJDFT: A Justiça não para.