TJDFT capacita voluntários do projeto Maria da Penha vai à Escola sobre escuta de crianças e adolescentes

por ACS — publicado 2020-06-25T13:10:00-03:00

CAPTURA DE TELA WEBINAR NJM ESCUTA ESPECIALIZADA.pngO TJDFT, por meio do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, promoveu, nessa terça-feira, 24/6, o webinar “Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes no Contexto Escolar”. O evento, transmitido ao vivo para os participantes por meio da plataforma Cisco-Webbex, teve como objetivo a capacitação dos voluntários do Projeto Maria da Penha Vai à Escola na temática da violência doméstica sexual e na escuta especializada.

As palestras foram ministradas pela professora do programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB Silvia Lordello, que falou sobre a dinâmica da situação de violência sexual no contexto intrafamiliar, e a assistente social e servidora do TJDFT Marcia Borba, que abordou o tema “Escuta Especial sob o olhar da Lei 13.431/2017”.

A referida lei alterou o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente – SGDCA, e diferenciou a escuta especializada realizada na rede de proteção com o objetivo de proteção e cuidado. O depoimento especial realizado exclusivamente nas delegacias e nos Tribunais de Justiça tem como objetivo investigar possíveis situações de violência. 

No próximo dia 2/7 será realizado novo webinar sobre o tema, contemplando profissionais lotados nas CREs de Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga. As palestras ficarão a cargo dos assistentes sociais do NJM, Márcia Borba, Marcos Francisco e Regina Márcia.