Covid-19: TJDFT debate cobertura da imprensa sobre violência contra a mulher no isolamento social
O TJDFT, por meio da sua Escola de Formação Judiciária, realizou na manhã desta terça-feira, 26/5, o webinar “Cobertura jornalística sobre a violência contra as mulheres durante o isolamento social”. O evento online contou com a participação de jornalistas de vários locais do país, além de servidores do Tribunal.
A primeira palestra foi feita por Marisa Sanematsu, jornalista e diretora de conteúdos e editora-chefe da Agência do Instituto Patrícia Galvão, organização feminista de referência nos campos dos direitos das mulheres e da comunicação. Ela traçou um panorama do contexto social relativo à pandemia da COVID-19, com foco na análise dos índices de aumento da violência doméstica contra as mulheres e a maneira como a mídia vem cobrindo o assunto. Segundo a jornalista, enclausuradas em casa, as mulheres estão reféns da violência, sob constante monitoramento dos agressores, o que impede a busca por ajuda.
“A nossa preocupação é o aumento da violência doméstica. Por isso é tão importante, nesse momento, o trabalho da imprensa para informar não só sobre os perigos do coronavírus e os meios de se prevenir, mas também como proteger e cuidar das mulheres que vivem relações violentas. E neste momento de isolamento, elas estão reféns das situações de violência e a imprensa deve dar atenção a isso”.
Em seguida, foi a vez da juíza Luciana Lopes Rocha, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, falar sobre como tem sido o olhar do Poder Judiciário sobre o assunto.A magistrada realizou uma análise dos primeiros impactos do isolamento social sobre a realidade das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, examinou os principais fatores de risco neste contexto de emergência que aumentam a possibilidade de ocorrer a violência ou seu agravamento, os quais aliados à cultura do patriarcado, amplificam cenário preocupante para as mulheres, e citou os avanços da política judiciária para combater tal prática.
A íntegra do webinar "Cobertura jornalística sobre a violência contra as mulheres durante o isolamento social" está disponível no canal oficial do TJDFT no YouTube.