Iniciativa do TJDFT concorre ao Prêmio Innovare

por ACS — publicado 2020-05-05T12:49:00-03:00

Iniciativa “Gestão processual estratégica no Tribunal do Júri”, do TJDFT, vai conconrrer na categoria CNJ/Gestão Judiciária

Terminam nesta terça-feira, 5/5, as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Innovare, mas o TJDFT já concorre ao prêmio com o projeto “Gestão processual estratégica no Tribunal do Júri”, de autoria do juiz Fabrício Castagna Lunardi, que foi uma das cinco iniciativas aprovadas pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça – CNJ na nova categoria CNJ/Gestão Judiciária, por aumentarem a eficiência na gestão processual em gabinetes e varas da Justiça. A prática também passou a integrar o Banco de Boas Práticas do CNJ, como reconhecimento técnico das iniciativas implementadas, e ficará disponibilizada para aproveitamento e consulta.

A iniciativa do juiz do TJDFT foi desenvolvida no Tribunal do Júri de Samambaia e inscrita na categoria “Gestão processual”. Para o magistrado, “é uma alegria imensa ver o nosso modelo de gestão integrar o Banco de Boas Práticas do CNJ, e uma honra enorme estar entre os 5 finalistas que concorrem ao Prêmio Innovare. Também ficamos muito entusiasmados em saber que a prática, que produziu excelentes resultados na nossa Vara, pode ser exportada para auxiliar na gestão de outras unidades judiciais, para melhorar a qualidade e a celeridade da prestação jurisdicional”. 

Recentemente, foi divulgado pelo CNJ que o Tribunal do Júri de Samambaia está em 1º lugar no ranking nacional de desempenho. Para o juiz, “os resultados que temos obtido são fruto do modelo de gestão que adotamos, mas também do trabalho intenso de todos que atuam na Vara, incluindo juízes substitutos e servidores, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados de Núcleos de Prática Jurídica de Faculdades, advogados particulares, dentre outros. Como fiz questão de ressaltar na proposta apresentada, sem o imprescindível trabalho colaborativo de todos esses atores não teríamos conseguido chegar aos resultados alcançados".

Fabrício Castagna Lunardi é Doutor e Mestre em Direito pela UnB. Possui Graduação em Direito e Especialização pela UFSM. Juiz de Direito do TJDFT desde 2009. Foi juiz auxiliar da Presidência do STJ, coordenando Força-Tarefa (2019). É professor da ENFAM, EFJ/TJDFT e Professor Visitante no Mestrado Interinstitucional Acadêmico em Direito Constitucional do IDP. Membro do Grupo de Trabalho 'Decisões Criminais' (na ENFAM) e do 'Grupo de Trabalho para Otimização de Julgamentos do Tribunal do Júri' (no CNJ). Coordenador-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT. Autor de dezesseis livros e mais de três dezenas de artigos publicados.

Prêmio Innovare

Também podem participar da 17ª edição do Prêmio Innovare candidatos com iniciativas nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Basta criar login e senha e depois respondendo às questões do formulário no site www.premioinnovare.com.br. Entre todos os trabalhos inscritos nesta edição, será escolhida, como prática Destaque, a iniciativa que represente os melhores esforços para a Defesa da Liberdade. Clique aqui para mais informações sobre o  Prêmio.