Juíza da VEP/DF visita presos contaminados pelo COVID-19 em ação do Dia das Mães

por AB — publicado 2020-05-07T17:00:00-03:00

DF-visita-presos-no-Dia-das-Maes-2.jpgA juíza da Vara de Execuções Penais do DF acompanhou nesta quarta-feira, 6/5, a ação especial de estreitamento de vínculos familiares por ocasião do Dia das Mães para detentos que testaram positivo para a COVID-19. A ação, realizada no Centro de Internamento e Reeducação – CIR, foi autorizada pela juíza a pedido do MPDFT, e consta da apresentação de vídeos de até 1 minuto de duração gravado pelos familiares dos internos.

Após a exibição dos vídeos, que deve ocorrer até esta sexta-feira, 8/5, os detentos foram incentivados a escreverem respostas aos familiares. “A medida proposta é relevante, especialmente em razão da proximidade do dia das mães e, ainda, trará conforto emocional aos pacientes em recuperação e a seus familiares”, afirmou a magistrada.

Durante a visita desta quarta-feira, a juíza pode presenciar alguns presos assistindo aos vídeos recebidos e respondendo as mensagens na sequência. A magistrada manteve contato com 5 presos infectados, mantendo a distância recomendada e utilizando todos os EPIs indicados (touca, capote, luvas, máscara , tela de proteção do rosto), e promovendo alguns esclarecimentos.

Dados desta quarta-feira indicam que havia, ao todo, 305 presos contaminados pelo COVID-19 no sistema prisional do DF, dos quais 67 já recuperados. Dentre os 131 policiais infectados, 39 se recuperaram.