NJM disponibiliza curso online sobre violência doméstica durante o isolamento

por CS — publicado 2020-06-01T16:38:00-03:00

WhatsApp Image 2020-06-01 at 18.40.19.jpegO Núcleo Judiciário da Mulher – NJM do TJDFT, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres – SNPM e a plataforma de educação online Edulivre, disponibiliza, a partir da próxima segunda, 8/6, o curso Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres durante o Isolamento Social.

Diante do cenário atual, ocasionado pelas ações para conter o avanço da pandemia da covid-19, a iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais das instituições da rede de proteção à essa nova realidade, em que os agressores estão mais tempo dentro de casa e, consequentemente, a mulher encontra mais dificuldade na hora de buscar ajuda.

Todo o curso é autoinstrucional, isto é, sem acompanhamento de um tutor. Os alunos acessam os materiais disponíveis e estudam de acordo com seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo. No total, serão 18 horas/aula subdivididas em sete temas, entre eles a contextualização do problema violência doméstica e a violência doméstica contra as mulheres durante esse período de distanciamento social; a Lei Maria da Penha; e a Política Pública de enfrentamento a esse tipo de situação. Além disso, serão realizados dois webinários.

Ao final do curso, os alunos serão capazes de fazer uma avaliação dos fatores de risco e de proteção, bem como estarão aptos a realizar um atendimento não retimizador das mulheres.

O material é composto pelo que os organizadores chamam de trilhas de conteúdo, que serão disponibilizados ao longo do curso, e vai contar com recursos como vídeo-aulas, exercícios de aprendizagem e fixação, textos, infográficos e materiais de apoio para aprofundamento do tema. O conteúdo foi preparado e elaborado pelos magistrados coordenadores e pelos servidores do NJM, em parceria com servidoras da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres.

Os interessados em participar devem acessar a plataforma Edulivre, clicando aqui. A plataforma disponibilizou, ainda, um tutorial de como realizar o cadastro. Acesse aqui e veja, também, um vídeo de como usar a plataforma Edu Livre.

O enfrentamento à violência contra a mulher é um dever de todos.