TJDFT segue com atividades em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário

por SB — publicado 2020-05-15T15:42:00-03:00

DIA-MEMORIA-tela-webinar-abertura.jpgO TJDFT promoveu, na tarde dessa quinta-feira, 14/5, o webinar  “Justiça do Distrito Federal: Memória, trajetória e modernização”. A ação faz parte das comemorações ao Dia da Memória do Poder Judiciário, 10/5 , celebrado com várias atividades, totalmente on-line, ao longo de toda a semana. A data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução CNJ 316/2020.

O webinar foi aberto pela 1ª Vice-Presidente do Tribunal, desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, com a palestra “Retalhos de nossa Memória institucional”. Em sua fala, a desembargadora ressaltou a validade de analisar a trajetória do TJDFT. “Nosso Tribunal assim como Brasília ingressaram na faixa etária dos idosos. Completamos 60 anos e podemos contemplar aquele início, lá em 21 de abril de 1960, quando funcionamos no Bloco 6 da Esplanada dos Ministérios. No dia da inauguração de Brasília, estava inaugurado também o nosso Tribunal”, explicou.  

O webinar foi realizado pela plataforma Zoom Meeting e transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJDFT no Youtube, sendo prestigiado também pelo Presidente do Tribunal, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, e pela 2ª Vice-Presidente, desembargadora Sandra De Santis. Para assistir na íntegra, clique aqui.

Após a fala da 1ª Vice-Presidente, fez uso da palavra  o Ouvidor-Geral do TJDFT, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, responsável pela implantação da Ouvidoria do Tribunal, abordando “A evolução do trabalho da Ouvidoria ao longo dos anos”. O juiz assistente da Presidência, Márcio Evangelista apresentou em seguida a palestra “A evolução na Gestão: Uma inovação constante no Poder Judiciário”.

Na sequência o desembargador George Lopes Leite, diretor-geral da Escola de Administração Judiciária, proferiu a palestra “Aplicabilidade da tecnologia na Vara de Execuções Penais”, seguida da fala da Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do TJDFT, Lídia Moura, abordando a “Estruturação da Gestão Documental e os reflexos para a preservação da memória institucional”.

O webinar trouxe ainda a palestra “Avanços tecnológicos e mudanças do Poder Judiciário”, proferida pelo desembargador Diaulas Costa Ribeiro, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação do TJDFT.

Novo vídeo

Nesta sexta-feira, 15/5, foi disponibilizado mais um vídeo na página eletrônica do Memorial TJDFT. Trata-se do depoimento da servidora aposentada Virgínia Reis da Costa, que atuou por muito tempo na Secretaria de Gestão Documental, SEGD e no Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional, NUAMI. 

No vídeo, a ex-servidora fala um pouco sobre a história da implantação da gestão documental da Casa, a criação da carreira de arquivista, a modernização dos arquivos do Tribunal e o nascimento do Programa Memória, que iria resultar no Centro de Memória Digital e na inauguração do Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, há 10 anos.

Dia da Memória do Poder Judiciário

Ao longo da semana foram disponibilizados artigos, vídeos e palestras que abordaram a história do Tribunal, valorizaram personalidades e ajudaram a divulgar as boas práticas de gestão documental da Casa. As atividades comemorativas do Dia da Memória do Poder Judiciário foram coordenadas pela 1ª Vice-Presidência.

Reveja as ações disponibilizadas:

10/5: Artigo: “Retalhos da Nossa Memória Institucional”, da desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito;

12/5: Vídeo com trechos selecionados da entrevista concedida ao Programa História Oral do TJDFT pelo Secretário Geral do Tribunal, Celso de Oliveira;

13/5: Artigo: “O Dia da Memória do Poder Judiciário e o TJDFT”, do Subsecretário de Biblioteca, Marcelo Hilário de Moraes;

14/5: Webinar disponível no Youtube do TJDFT: “Justiça do Distrito Federal: Memória, trajetória e modernização”;

15/5: Vídeo da servidora aposentada Virgínia Reis da Costa, que atuou no Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional. Clique aqui e acesso o vídeo.