VEP/DF divulga nota pelo falecimento de detento contaminado pelo COVID-19

por ACS — publicado 2020-05-19T19:10:00-03:00

A Vara de Execuções Penais do DF vem a público prestar condolências à família de A. H. do N. S., falecido na presente data, aos 32 anos de idade, depois de 14 dias internado no HRAN, em virtude de contaminação pelo coronavírus COVID-19.

O interno cumpria pena total de 26 anos de reclusão em regime inicial fechado, com previsão de progressão ao regime semiaberto somente em 27/07/2021.

A Vara de Execuções Penais esclarece que toda pessoa que ingressa no sistema prisional do DF passa por acolhimento e triagem inicial, realizada pela equipe de saúdeprisional, para a avaliação e oferta adequada dos cuidados em saúde, sendo que em relação a A. H. do N. S., não foi registrada nenhuma doença pré-existente em nenhuma das vezes em que foi preso, tampouco foi por ele declinada.

Sua última entrada no sistema prisional se deu em 01/05/2018 e, desde então, houve registro de apenas um atendimento odontológico em dezembro/2019. Da mesma forma, não foi ajuizado nenhum de pedido de prisão domiciliar humanitária ou de atendimento médico ao longo do período de reclusão.

Cabe registrar que enquanto estava no sistema prisional, foram adotadas todas as precauções para evitar a contaminação pela COVID-19, bem como prestado imediato atendimento médico devido, mas infelizmente houve a contaminação e o óbito, o que se lamenta.

Diante disso, a Vara de Execuções Penais do DF se solidariza com os amigos e familiares enlutados.