VIJ-DF institui o Selo Comunidade Solidária

por NC - SECOM/VIJ-DF — publicado 2020-05-28T18:14:00-03:00

arte quadrada Campanha Comunidade Solidária.jpegVisando ao reconhecimento do engajamento social, compromisso e proatividade dos doadores e apoiadores da campanha Comunidade Solidária, a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) instituiu o Selo Comunidade Solidária. Composto de três categorias – Contribuição, Distribuição e Divulgação –, o Selo será concedido durante a vigência da campanha a pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas por uma comissão julgadora, de acordo com critérios preestabelecidos em regulamento.

De iniciativa do programa de voluntariado da VIJ-DF, Rede Solidária Anjos do Amanhã, a campanha Comunidade Solidária foi lançada no dia 20 de abril com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, itens de higiene e doações financeiras para famílias vulneráveis do DF, como ação de enfrentamento dos impactos sociais causados pela Covid-19. Até o momento, foram doadas cerca de mil cestas, mas a necessidade continua e ainda há muitas famílias a serem ajudadas.

A campanha da VIJ-DF está sendo realizada em parceria com o Instituto do Carinho, a Central de Comitês Solidários, entidades sociais e entes governamentais, entre outros parceiros. Mas a intenção do Selo é honrar tanto colaborações individuais quanto coletivas, desde que julgadas relevantes. “Além de destacar e reconhecer benfeitores da campanha, com suas ações e impactos sociais, o Selo Comunidade Solidária é um instrumento de disseminação de práticas solidárias. E, dessa forma, contribui para o fortalecimento de atitudes e valores fraternos, tão necessários nos dias de hoje”, reflete o juiz titular da VIJ-DF, Renato Scussel.

O supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, destaca outros significados e valores do Selo. “Ainda que não seja a principal motivação dos agraciados ao contribuírem com a campanha, o Selo Comunidade Solidária distingue pessoas e organizações em razão dos seus feitos, destaca estrategicamente os exemplos de solidariedade e aumenta a corrente do bem”, afirma. O supervisor avalia também que, no caso de entes jurídicos, o Selo expressa valores e compromissos sociais dos contemplados com o seu entorno. “Isso reforça a importante pauta da responsabilidade social corporativa”, completa Gelson.

Os agraciados serão escolhidos por uma comissão julgadora, constituída por três representantes da Rede Solidária Anjos do Amanhã e três da Central de Comitês Solidários. Entre os critérios a serem considerados estão a relevância ou impacto das ações para a campanha, a expressividade numérica das doações, a recorrência e regularidade da participação voluntária na divulgação ou distribuição. A pessoa física ou jurídica contemplada receberá um certificado digital. Além disso, terá direito ao uso de uma logomarca eletrônica do Selo, com a indicação da categoria, que poderá ser exibida nos sites e mídias sociais do agraciado.

Categorias do Selo

Categorias do Selo Comunidade Solidária

Regulamento

Clique aqui para conhecer o regulamento completo da concessão do Selo Comunidade Solidária.

Como ajudar

Acesse aqui o hotsite da campanha e saiba como você ou sua empresa pode participar e ajudar milhares de famílias necessitadas.