Conheça a programação da 16ª Semana Justiça pela Paz em Casa

por CS — publicado 2020-03-03T18:46:00-03:00

IMAGEM-XVI-Semana-Paz-em-Casa-SEM-DATA.jpgO TJDFT participa da 16ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, uma mobilização que acontece em todo o país, entre os dias 9 e 13/3, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Nesta Casa, a programação alonga-se por todo o mês de março, com atividades que começam já nesta quinta-feira, 5/3. Na Unidade Básica de Saúde 02, de Santa Maria, a juíza Gislaine Carneiro C. Reis, titular do juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da cidade e uma das coordenadoras do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM/TJDFT, palestra para profissionais da saúde que atuam diretamente em situações de identificação, acolhimento e encaminhamento das vítimas. A ação está prevista para começar às 15h.

A magistrada participa, ainda, na sexta, 6/3, do Painel Inovação no Combate à Violência contra a Mulher, realizado no Sebraelab - Biotic, que fica no Parque Tecnológico de Brasília, na Granja do Torto. A proposta é discutir as iniciativas tecnológicas e inovadoras para conter esse grave problema em Brasília e em todo o Distrito Federal.

Uma série de outros eventos, como oficinas, palestras e rodas de conversas estão programados para debater o tema até o dia 31/3, com a participação de juízes, desembargadores e servidores, além de outros convidados.

Para estudantes e profissionais da imprensa, foi preparado o curso Desafios da Cobertura Jornalística sobre a Violência contra a Mulher, a ser realizado em três encontros, nos dias 10, 17 e 24/3, sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, no Fórum de Brasília. O evento é totalmente gratuito e visa discutir o papel social da mídia e dos meios de comunicação na prevenção da violência contra a mulher e as especificidades desse tipo de violência.

Entre as presenças confirmadas estão as da jornalista e pesquisadora Marisa Yoshie Sanematsu, do Instituto Patrícia Galvão, a antropóloga e professora especialista em direitos das mulheres Lia Zanotta, da Universidade de Brasília – UnB, e a jornalista Isabel Clavelin, da ONU Mulheresa, além de juízes do NJM e servidores do TJDFT.

Outro destaque da programação é a inauguração do Centro Judiciário da Mulher – CJM Pólo Oeste, no dia 12/3, a partir das 10h, no Fórum de Taguatinga. Além disso, ao longo de toda a semana, será realizado esforço concentrado de audiências e julgamentos nos 19 Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do DF, bem como ação de panfletagem em locais de grande circulação de pessoas, com distribuição de material informativo sobre situações de risco e endereços de instituições da rede de apoio.

A programação completa pode ser acessada aqui. Não deixe de participar. Acabar com a violência contra a mulher é uma luta de todos nós.

Semana da Paz em Casa

As ações da Semana fazem parte do calendário nacional de combate à violência contra a mulher e tem a participação de todos os Tribunais de Justiça do país, na tentativa de esclarecer a população sobre a importância da pacificação social, começando pelo núcleo familiar.

Idealizada pela então Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia, em março de 2017, por meio da Portaria 15 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a Semana Justiça pela Paz em Casa foi transformada oficialmente em Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa. 

No âmbito do TJDFT, é realizada por meio do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM com o objetivo de promover a conscientização contínua sobre o problema da violência de gênero, alcançando comunidade e instituições parceiras.