Coronavírus: TJDFT veda acesso ao público externo e suspende audiências

por ACS — publicado 2020-03-18T19:32:00-03:00

Medida também amplia o regime de teletrabalho nas unidades administrativas e judiciais

Diante da pandemia do novo coronavírus COVID-19, o TJDFT editou a Portaria Conjunta 30/2020 (alterada pela Portaria Conjunta 32), na qual adota medidas complementares na prevenção e redução dos riscos de contaminação no âmbito do Tribunal, que entram em vigência a partir desta quarta-feira, 18/3, e se estendem até o dia 30 de abril.

Entre as medidas, restou vedado o ingresso do público externo nas dependências do TJDFT, que fica restrito à entrada de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que não estiverem em regime de teletrabalho. Servidores da Polícia Civil também terão acesso franqueado para entrega de medidas cautelares.

A vedação alcança os entregadores de alimentos solicitados por aplicativos, telefone, internet ou outro meio de comunicação. O funcionamento do restaurante instalado no 10º andar do Fórum de Brasília também foi suspenso, conforme a Portaria GPR 570/2020. 

As unidades administrativas e judiciárias de 1ª e 2ª instâncias – à exceção do NAC – Núcleo de Audiência de Custódia, NUPLA – Núcleo de Plantão Judicial e NAIJUD – Núcleo de Apoio ao Atendimento Integrado Judicial ao Adolescente em Conflito com a Lei – funcionarão com apenas um servidor em trabalho presencial, devendo os demais atuar em regime de teletrabalho.

Diante disso, ficam suspensas a realização das audiências de 1ª instância (inclusive do NAC), das sessões de julgamento da 2ª instância e Turmas Recursais, ressalvadas as sessões administrativas do Conselho da Magistratura e do Conselho Especial já pautadas e eventual convocação extraordinária.

Fica mantida, no entanto, a competência do NAC para apreciar os autos de prisão em flagrante, devendo ser observados, no que couber, os fluxos e procedimentos previstos na Portaria Conjunta 70/2017, bem como as disposições do art. 8º da Recomendação 62 do CNJ.

Os desembargadores relatores apreciarão medidas de forma monocrática, conforme previsão legal, sendo que a entrega de quaisquer peças processuais pelos advogados deverá ser feita por meio eletrônico.

O atendimento das unidades que desenvolvem atividades de redução a termo fica mantido apenas nos casos de perecimento do direito e risco à vida e à saúde, situações em que será permitido o acesso do jurisdicionado ao Tribunal.

Os gestores deverão informar à Secretaria de Recursos Humanos escala de servidores  em teletrabalho e os respectivos períodos. 

Leia também

Coronavírus: TJDFT divulga contato das unidades administrativas e judiciais

Coronavírus: TJDFT suspende entrega de bens do 1º Leilão Público Coletivo de 2020

VEMSE suspende beneficios e atividades no sistema socioeducativo

Corregedoria do TJDFT suspende expediente dos cartórios extrajudiciais

Corregedoria do TJDFT orienta advogados sobre levantamento de alvarás

TJDFT adota medidas de prevenção ao contágio do coronavírus por oficiais de justiça

Comunicado sobre o sistema prisional do DF diante da pandemia de coronavírus

Coordenadoria de Conciliação de Precatórios suspende atendimento presencial

Coronavírus: TJDFT suspende audiências não urgentes e prazos de processos físicos

TJDFT adota medidas preventivas para evitar contaminação pelo coronavírus

VEPERA suspende apresentação de sentenciados no mês de abril

VIJ-DF suspende audiências e fecha postos de emissão de autorização de viagem

Corregedoria do TJDFT impõe medidas aos cartórios extrajudiciais para prevenção do coronavírus

Atendimentos do ônibus do Juizado Itinerante do TJDFT estão suspensos

Requerimentos de devolução de custas judicias podem ser enviados por e-mail

Visitas às unidades prisionais do DF estão suspensas