TJDFT abre seu acervo de obras de arte com Di Cavalcante, Athos Bulcão e outros artistas nesta segunda-feira

por AR — publicado 2020-03-09T09:30:00-03:00

A ARTE NO TJDFT.jpegEsta é a primeira vez que o Tribunal leva a público principais obras do seu acervo

Por uma semana, a Casa de Justiça do DF se transformará também na casa que respira arte e cultura. Isso porque o TJDFT abre para visitação seu acervo de arte e, pela primeira vez, compartilha com o público obras de grandes artistas brasileiros. Trata-se da exposição “Arte no TJDFT: Gênese de um Acervo”. O lançamento acontece nesta segunda-feira (9/3), às 16h, no hall principal do Palácio Rui Barbosa.

A mostra abre as comemorações dos 60 anos da Justiça do DF. Serão expostas 24 obras que deram origem ao patrimônio cultural do TJDFT. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 13 de março, podendo ser visitada das 12h às 19h.

Mesclando modernidade e futurismo, a exposição contará com recursos interativos, possibilitando aos amantes da arte acessar informações adicionais sobre as obras como o “Retrato de JK”, pintado por Di Cavalcanti. Para isso, basta usar o QR Code que será direcionando para página do Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

Quem visitar a exposição também poderá conhecer melhor o trabalho de Samson Flexor, precursor da abstração informal no Brasil. Glênio Bianchetti e Carlos Scliar, herdeiros de uma arte de engajamento social que teve como expoente Cândido Portinari, também terão trabalhos expostos. A mostra conta ainda com dois quadros de Athos Bulcão, cujo traço faz parte da arquitetura de Brasília.  

O acervo do TJDFT começou a ser construído junto com a inauguração do Tribunal, em 1960. Naquela época, a aquisição de obras de arte era uma prática adotada por vários órgãos públicos, que aderiram ao espírito modernista de otimismo e valorização da cultura. Desde então, o patrimônio do TJDFT foi sendo expandido e atualmente conta com 120 peças.

O evento é realizado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por intermédio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento – SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI.

Nossa memória é nossa história. Prestigie a exposição e os 60 anos da Justiça da nossa capital!

 Agende-se:

 Abertura: 09 de março de 2020, às 16h.

 Onde: Hall Principal do Palácio Rui Barbosa (Praça Municipal, Lote 01)

 Período: de 9 a 13 de março, das 12h às 19h.

 A exposição é gratuita e aberta ao público.