Juiz do TJDFT lança o livro Controle de Constitucionalidade nesta quarta-feira

por ACS — publicado 2020-03-03T10:56:28-03:00

capa - controle de constitucionalidade.jpgO juiz do TJDFT Gustavo Fernandes Sales lança nesta quarta-feira, 4/3, o livro Controle de Constitucionalidade, pela Editora CP Iuris. O evento será às 19h, no restaurante Carpe Diem, localizado na 104 sul.  

A obra é resultado de um empreendimento maior, consistente na elaboração de um curso completo de Direito Constitucional. Pela magnitude do tema, o magistrado resolveu publicar os escritos sobre controle de constitucionalidade de maneira separada e antecipada. De acordo com o autor, se o Direito Constitucional pode ser considerado uma das disciplinas mais importantes para os concursos públicos em geral, o controle de constitucionalidade, certamente, é o domínio temático mais exigido, mais complexo e, ao mesmo tempo, mais apaixonante.

A ambição estampada nas páginas do livro traduz-se em encontrar o ponto de equilíbrio perfeito entre a preparação voltada para concursos públicos de carreiras jurídicas, a abordagem acadêmica e a utilidade prática do conhecimento transmitido. Por isso, o leitor irá se deparar com apontamentos a respeito do que deve ser marcado em provas, com questões de concursos de carreiras jurídicas contextualizadas (as mais recentes possíveis, em sua grande maioria exigidas no ano de 2019 para os cargos de Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Defensor Público e Delegado de Polícia), com críticas e incursões aprofundadas em temas pouco explorados e, por fim, com apresentação de situações exemplificativas da prática judicante.

O magistrado, da 18ª Vara Cível de Brasília, deseja que a obra revolucione a compreensão e o estudo acerca do controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos.