Ouvidoria do TJDFT lança página comemorativa dos 20 anos
No dia 27/3, a Ouvidoria do TJDFT completou 20 anos de sua instituição oficial. Ao longo dessas duas décadas, foram acolhidas mais de 115,4 mil manifestações da sociedade. Segundo o Ouvidor-Geral do TJDFT, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, "a Ouvidoria abriu uma janela para valorização da cidadania participativa, mediando o diálogo entre a Justiça e o cidadão ao longo desses 20 anos de sua atuação".
Para celebrar a data, a Ouvidoria parabeniza, em sua página, a todos os que fazem parte dessa história de acolhimento que, nesse período, recebeu 55,7 mil reclamações, 38,3 mil manifestações relacionadas a dúvidas, 8,1 mil elogios ao trabalho realizado pelo Tribunal e por seus membros e colaboradores, 850 denúncias e 12,2 mil manifestações classificadas em outras categorias. Na página comemorativa, são disponibilizados links para um pequeno histórico da Ouvidoria, as palavras do Ouvidor e a linha do tempo desse serviço no TJDFT, além de várias outras informações.
Na segunda-feira, 23/3, data em que é celebrado o Dia do Ouvidor, o TJDFT publicou em seu site artigo da autoria do Ouvidor-Geral da casa, no qual aborda o papel das ouvidorias no fortalecimento da cidadania.
A Ouvidoria é responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, feito por atendimento telefônico, e pela Carta de Serviços ao Cidadão, elaborada em parceria com os setores da casa. O documento é organizado por tópicos bem específicos que esclarecem o que é cada serviço oferecido ao público, quem pode utilizá-lo, se há custos, quais são os requisitos e prazos para sua obtenção e as etapas de sua realização. Informa também as unidades responsáveis pelo serviço, em que dias e horários é possível ter acesso a ele e ainda quais as prioridades de atendimento.
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