Ouvidoria do TJDFT lança página comemorativa dos 20 anos

por SB — publicado 2020-03-27T18:58:00-03:00

Ouvidoria-20-anos_img.jpgNo dia 27/3, a Ouvidoria do TJDFT completou 20 anos de sua instituição oficial. Ao longo dessas duas décadas, foram acolhidas  mais de 115,4 mil manifestações da sociedade. Segundo o Ouvidor-Geral do TJDFT, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, "a Ouvidoria abriu uma janela para valorização da cidadania participativa, mediando o diálogo entre a Justiça e o cidadão ao longo desses 20 anos de sua atuação". 

Para celebrar a data, a Ouvidoria parabeniza, em sua página, a todos os que fazem  parte dessa história de acolhimento que, nesse período, recebeu 55,7 mil reclamações, 38,3 mil manifestações relacionadas a dúvidas,  8,1 mil elogios ao trabalho realizado pelo Tribunal e por seus membros e colaboradores, 850 denúncias e 12,2 mil manifestações classificadas em outras categorias. Na página comemorativa, são disponibilizados links para um pequeno histórico da Ouvidoria, as palavras do Ouvidor e a linha do tempo desse serviço no TJDFT, além de várias outras informações.

Na segunda-feira, 23/3, data em que é celebrado o Dia do Ouvidor, o TJDFT publicou em seu site artigo da autoria do Ouvidor-Geral da casa, no qual aborda o papel das ouvidorias no fortalecimento da cidadania.

A Ouvidoria é responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, feito por atendimento telefônico, e pela Carta de Serviços ao Cidadão, elaborada em parceria com os setores da casa. O documento é organizado por tópicos bem específicos que esclarecem o que é cada serviço oferecido ao público, quem pode utilizá-lo, se há custos, quais são os requisitos e prazos para sua obtenção e as etapas de sua realização. Informa também as unidades responsáveis pelo serviço, em que dias e horários é possível ter acesso a ele e ainda quais as prioridades de atendimento. 

Para saber mais sobre o funcionamento da Ouvidoria, clique aqui.

Leia também

TJDFT comemora Dia do Ouvidor com mais de 115 mil atendimentos ao público