Plano de Logística sustentável do TJDFT desperta interesse do CNMP

por ACS — publicado 2020-03-10T17:57:00-03:00

cogesa.jpgO Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJDFT foi o tema do interesse da visita de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP, ao tribunal, nesta semana.

As promotoras Tarcila Britto e Vanessa Barbosa, que também atuam como membros auxiliares da Comissão do Meio Ambiente daquele conselho, e a servidora Karina Cavalcanti, que também integra a comissão, estiveram na Coordenação de Gestão Socioambiental do TJDFT, para conhecer na prática o funcionamento de uma unidade socioambiental. Segundo as promotoras, há intenção da comissão do CNMP em implantar modelo de atuação baseado no disposto na Resolução do Conselho Nacional de Justiça - CNJ N. 201/2015, que implementou o PLS em todo o Poder Judiciário.

Durante a visita, foram apresentados os painéis eletrônicos e inteligentes de dados de consumos e gastos de material de almoxarifado, de combustíveis, de água e energia, e de outros itens monitorados pelo plano de logística, entre outras ferramentas e fluxos de trabalho da unidade. Os painéis, e outros dados estruturados pelo modelo de PLS do TJDFT, têm dado suporte à tomada de decisão dos gestores dos recursos e de contratos e, principalmente, da administração.

O PLS do TJDFT é coordenado pela unidade socioambiental e pelo Comitê Gestor nomeado pela Portaria Conjunta 1006/15. Entretanto, a execução envolve os esforços (estudos, definição de metas e sugestão e implementação de planos de ações para seu alcance) de todas as unidadades administrativas, por meio de um cronograma estruturado de atividades anuais. Os resultados desta união de experiências, práticas comprovadas, técnicas e de visão sistêmica têm despertado o interesse de replicação por outros órgãs do Poder Judiciário e dos demais poderes.

A adesão à Agenda 2030 das Nações Unidas para alcançar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, entre eles o de número 16 - Instituições de Justiça eficazes - também compôs a pauta da reunião, pois os dois conselhos se uniram nesta relevante causa que reúne mais de 180 países em todo o mundo.

Os resultados do Plano de Logística Sustentável do TJDFT estão disponíveis no portal do órgão, no link Transparência. Na página, estão publicados o plano original e os cinco relatórios de desempenho das metas anuais.