Servidora fala de acervo artístico do TJDFT em artigo

por ACS — publicado 2020-03-09T12:34:00-03:00

Publicado no site do TJDFT artigo sobre o acervo artístico da instituição. De autoria da servidora Betânia Martins Pitanga, supervisora do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI, o texto leva o mesmo nome da exposição que será aberta na tarde desta segunda-feira, 9/3, no hall do Palácio Ruy Barbosa “A Arte no TJDFT: Gênese de um acervo”. Clique aqui para ler o artigo.

No texto, a servidora justifica a presença de relevantes acervos artísticos em órgãos públicos, mesmo as instituições não tendo como missão originária a promoção da arte e da cultura. Para a autora, a constituição de acervos artísticos “não se tratava meramente de atos de colecionismo ou de decoração dos ambientes. Essas aquisições eram, sobretudo, parte da mesma política de estado que culminou na construção da cidade, e que visava, em última instância, a formação de uma nova sociedade brasileira”.

No TJDFT, foi o desembargador Hugo Auler, então presidente do Judiciário local, que começou a constituir o acervo histórico do órgão com a aquisição de obras de arte de grandes artistas nacionais, como Di Cavalcanti e Athos Bulcão. O magistrado escolhia as peças de forma criteriosa, usando seu conhecimento e experiência como o primeiro crítico de arte de Brasília.

O artigo está disponível na página principal do site do TJDFT, no espaço "Artigos", onde é divulgada periodicamente a opinião de membros da Casa sobre temas relevantes para a Justiça e para a sociedade. 

Exposição

Em comemoração aos 60 anos de sua inauguração, o TJDFT expõe, a partir desta segunda-feira, 9/3, pela primeira vez, 24 das principais obras de arte que deram origem ao seu patrimônio cultural em exposição intitulada “A Arte no TJDFT: Gênese de um acervo”.

Clique aqui e saiba mais sobre a exposição.