TJDFT abre comemorações dos 60 anos com exposição de artistas renomados

por AR — publicado 2020-03-02T14:32:00-03:00

TJDFT-60-ANOS-EXPOSICAO-facebook-1200x1200px.jpgO TJDFT apresenta, pela primeira vez, 24 das principais obras de arte que deram origem ao seu patrimônio cultural. A exposição intitulada Arte no TJDFT: Gênese de um Acervo será aberta à visitação pública na próxima segunda-feira (9/3), às 16h, no hall principal do Palácio Rui Barbosa. A mostra abre as comemorações dos 60 anos da Justiça do DF.

Entre as obras que fazem parte da exposição, está o “Retrato de JK”, pintado por Di Cavalcanti. Considerado um dos expoentes do modernismo no Brasil, o artista plástico fez o retrato a óleo de Juscelino Kubitschek, a pedido do então presidente, em 1961.

Além da pintura de Di Cavalcanti, o público poderá prestigiar o trabalho de artistas que representam os principais movimentos artísticos brasileiros. Quem visitar a exposição poderá fazer um passeio pela história da arte através das obras de artistas como Athos Bulcão, cujo traço faz parte da arquitetura de Brasília, Rubem Valentim, Glênio Bianchetti, Quirino Campofiorito, Yara Tupynambá e Siron Franco.

O acervo do TJDFT começou a ser construído junto com a inauguração do Tribunal, em 1960. Naquela época, a aquisição de obras de arte era uma prática adotada por vários órgãos públicos, que aderiram ao espírito modernista de otimismo e valorização da cultura. Desde então, o patrimônio do TJDFT foi sendo expandido e atualmente conta com 120 peças.

Mesclando modernidade e futurismo, a exposição contará ainda com recursos interativos, possibilitando aos amantes da arte acessar informações adicionais sobre as obras, com o uso de QR Code apontado para a página do Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 13 de março, podendo ser visitada das 12h às 19h. O evento é realizado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por intermédio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento – SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI.

Nossa memória é nossa história. Prestigie a exposição e os 60 anos da Justiça da nossa capital!

Agende-se:

Abertura: 09 de março de 2020, às 16h.

Onde: Hall Principal do Palácio Rui Barbosa (Praça Municipal, Lote 01)

Período: de 9 a 13 de março, das 12h às 19h.

A exposição é gratuita e aberta ao público.