TJDFT comemora Dia do Ouvidor com mais de 115 mil atendimentos ao público

por SB — publicado 2020-03-16T16:06:00-03:00

Ouvidoria-20-anos_1.pngNesta segunda-feira, 16/3, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT celebra o Dia do Ouvidor com números que mostram a importância do trabalho realizado por sua Ouvidoria Geral ao longo de 20 anos de atuação. Desde que foi instituída, em março de 2000, a Ouvidoria acolheu mais de 115,4 mil manifestações da sociedade. Dessas, 55,7 mil estavam relacionadas a reclamações e 38,3 mil apresentaram diversos tipos de dúvidas. Foram recebidos também 8,1 mil elogios ao trabalho realizado pelo Tribunal e por seus membros e colaboradores. No mesmo período, foram acolhidas cerca de 850 denúncias e  12,2 mil manifestação em outras categorias. Segundo o Ouvidor-Geral do TJDFT, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, "a Ouvidoria abriu uma janela para valorização da cidadania participativa, mediando o diálogo entre a Justiça e o cidadão ao longo desses 20 anos de sua atuação". 

Instituída oficialmente em março de 2000, a Ouvidoria do TJDFT oferece à população do Distrito Federal um canal de transparência e controle social sobre os serviços prestados pelo TJDFT. As manifestações acolhidas são encaminhadas aos gestores e, muitas delas, ajudam o Tribunal a aprimorar os serviços oferecidos aos cidadãos. Ao longo desses anos, o setor consolidou-se também como referência para outras ouvidorias públicas.

Carta de Serviços

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os serviços prestados pelo TJDFT e facilitar seu acesso, desde o último mês de agosto, a Ouvidoria disponibiliza para a população do Distrito Federal a Carta de Serviços ao Cidadão.  O documento é organizado por tópicos bem específicos que esclarecem o que é cada serviço oferecido ao público, quem pode utilizá-lo, se há custos, quais são os requisitos e prazos para sua obtenção e as etapas de sua realização. Informa também as unidades responsáveis pelo serviço, em que dias e horários é possível ter acesso a ele e ainda quais as prioridades de atendimento. 

A Ouvidoria do TJDFT recebe manifestações dos usuários por meio de formulário eletrônico, pelo telefone 0800 614646, pelo e-mail ouvidoria@tjdft.jus.br ou por carta endereçada à Ouvidoria-Geral, que fica localizada na Praça Municipal, Lote 1, Bloco A, 5º andar, Ala C, sala 523 - Brasília/DF, CEP:70094-900.