TJDFT é o tribunal de médio porte com maior número de juizados de violência doméstica

por CS — publicado 2020-03-13T08:00:00-03:00

PazEmCasa.jpgO TJDFT conta com maior número de juizados de violência doméstica entre os tribunais estaduais de médio porte do país. Com a inauguração, no último dia 5/3, do Juizado Cível, Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Itapuã, o Tribunal chega a 20 unidades distribuídas por todo o DF, sendo 16 de competência exclusiva, o que demonstra a preocupação do Judiciário local na efetivação dos direitos da mulher.

Ao considerar todos os tribunais estaduais do país, o Tribunal aparece em segundo lugar, atrás apenas do Tribunal de Justiça de São Paulo, conforme Painel de Monitoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, divulgados na segunda-feira (9/3) pelo CNJ.

Por meio do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, o TJDFT busca promover a conscientização contínua da comunidade do DF sobre a violência contra a mulher e a articulação dos diversos atores e agentes públicos e privados que compõem a rede de enfrentamento e proteção. Para viabilizar a maior capilaridade das ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar no DF, no ano passado, o TJDFT determinou a ampliação das atividades do NJM, com a criação de três Centros Judiciários da Mulher – CJM, a serem instalados em três polos do DF: Central, Norte e Oeste.

O Centro Judiciário da Mulher Polo Oeste – CJM Oeste foi inaugurado nessa quinta-feira,12/3, e funcionará no bloco C do Fórum de Taguatinga. Entre as atividades realizadas pelos CJMs estão:  Grupos Reflexivos de Homens, que atendem autores de violência doméstica contra a mulher; Projeto Maria da Penha vai à Escola; Projeto PAVIO, que realiza atendimentos com partes dos processos em tramitação nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Projeto Prata da Casa, que capacita servidores da área de violência doméstica e familiar; e articulação com a rede de proteção às mulheres.

TJDFT atuando diariamente na efetivação dos direitos da mulher.

O enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta de todos nós.

Denuncie! Ligue 180 ou 190.