TJDFT inaugura Centro Judiciário da Mulher Polo Oeste nesta quinta-feira

por CS — publicado 2020-03-11T08:30:00-03:00

IMAGEM-XVI-Semana-Paz-em-Casa.jpg

O TJDFT inaugura nesta quinta-feira, 12/3, a partir das 10h, o Centro Judiciário da Mulher Polo Oeste – CJM Oeste, que irá funcionar no bloco C do Fórum de Taguatinga. O evento integra a programação da 16ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece em todo o país, até a próxima sexta-feira, 13/3, e, no Judiciário do DF, durante todo o mês de março.

"A nova estrutura do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM/TJDFT, em três Polos distintos do Distrito Federal, busca, precipuamente, aumentar a capilaridade dos serviços oferecidos pelo TJDFT na área de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar, nos três eixos de atuação – judicial, policial e comunitário", explica a juíza Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga e coordenadora do NJM.

De acordo com a magistrada, a instalação dos polos visa fortalecer os mecanismos de prevenção e proteção nas diversas regiões de sua abrangência, "por meio da formação especializada, atendimento psicossocial de homens e mulheres em situação de violência e articulações com a rede de proteção às mulheres para atuação intersetorial e integrada, para eficácia das políticas públicas de prevenção". O CJM Oeste beneficiará a população das regiões administrativas de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente, Brazlândia, Samambaia, Recanto da Emas, Águas Claras, Vicente Pires e Setor Habitacional Arniqueiras.

O CJM foi criado em cumprimento à Portaria Conjunta 4/2019, que alterou a estrutura do NJM, com a inclusão de três centros a serem instalados em localidades distintas do DF.  Entre as atividades que serão desenvolvidas nos CJMs estão: os Grupos Reflexivos de Homens, projeto que acontece há alguns anos em outras cidades do DF e atende autores de violência contra a mulher; o projeto Pavio, criado em 2018, que realiza atendimentos com partes dos processos em tramitação nos juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e o projeto Prata da Casa, também lançado em 2018, que consiste na capacitação de servidores que atuam com a temática da violência de gênero. Além disso, serão realizadas articulações com a rede de proteção às mulheres e o desenvolvimento de atividades do Projeto Maria da Penha vai à Escola.

Semana da Paz em Casa

As ações da Semana fazem parte do calendário nacional de combate à violência contra a mulher e tem a participação de todos os Tribunais de Justiça do país, na tentativa de esclarecer a população sobre a importância da pacificação social, começando pelo núcleo familiar.

No âmbito do TJDFT, é realizada pelo Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, com o objetivo de promover a conscientização contínua sobre o problema da violência de gênero, alcançando comunidade e instituições parceiras.

No Tribunal, a programação se estende por todo o mês de março e pode ser acessada aqui. Não deixe de participar. O combate à violência contra a mulher é uma luta de todos nós.