Viver Direito: TJDFT reduz consumo de copos descartáveis e gastos com terceirizados

por CS — publicado 2020-03-19T13:30:00-03:00

FACE_resultados-PLS-descartaveis.pngA partir deste ano, o TJDFT só utilizará copos descartáveis de amido de milho, material não poluente

O  Relatório de Desempenho de Metas do Plano de Logística Sustentável - PLS do TJDFT, referente ao ano de 2019, divulgado nessa terça-feira, 17/3, destaca a redução no uso de copos descartáveis e dos gastos com a contratação de terceirizados para as áreas de vigilância e recepção do Tribunal. 

O consumo de copos de água apresentou um decréscimo de 6,69%, em relação a 2018. No que se refere a copos para café, a redução chegou a 35% do que foi consumido no período anterior. Na soma dos dois modelos, o consumo em 2019 foi menor em 12,29%.

Desde que foi iniciada a implantação do Processo Judicial eletrônico - PJe, em 2013, que reduziu a frequência de público nos prédios do TJDFT, os consumos de copos descartáveis caíram em 37% (para água) e 48% (para café). De acordo com o relatório, o Tribunal já está no patamar de equilíbrio de consumo de copos plásticos há 3 anos. 

Com a mudança na legislação distrital, que proíbe o uso de copos e canudos plástico no DF, a partir deste ano, o TJDFT só utilizará copos descartáveis produzido a partir de amido de milho, modelo não poluente.

Outro dado relevante do relatório foi a economia na contratação de vigilantes e recepcionistas, que apresentou uma redução de R$ 927.623,04, valor que se encontra dentro da meta estabelecida para os custos com a referida demanda em 2019.

Plano de Logística Sustentável

O PLS do TJDFT, referência de modelo de gestão de recursos para outros órgãos públicos, foi criado, em junho de 2015, para monitorar indicadores relacionados ao custeio da máquina administrativa. O monitoramento é realizado pela COGESA, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG. 

Relatório de Desempenho de Metas do PLS, referente ao ano de 2019, traz dados sobre o consumo de água, copos descartáveis, energia elétrica, papel, impressão e contratos terceirizados, entre outros. Para saber sobre as ações de responsabilidade socioambiental do TJDFT, acesse a página do programa Viver Direito.

Leia também

Viver Direito: TJDFT divulga resultados do Plano de Logística Sustentável

Viver Direito: TJDFT reduz consumo de papel em 22% em 2019