Viver Direito: TJDFT investe na qualidade de vida do corpo funcional

por CS — publicado 2020-03-23T14:20:00-03:00

FACE_imagem-PLS.jpg

Ações de saúde preventiva, inclusão de deficientes e capacitação e sensibilização de servidores sobre sustentabilidade estão entre as atividades desenvolvidas pelo TJDFT com foco na qualidade de vida de magistrados, servidores e colaboradores da Casa. O Relatório de Desempenho de Metas do Plano de Logística Sustentável do Tribunal, referente ao ano de 2019, traz números de como essas ações impactaram na vida do corpo funcional, atingindo direta e indiretamente o jurisdicionado, durante o período analisado.

Em 2019, o TJDFT ampliou as atividades de assistência multidisciplinar e precaução às doenças para 33 ações, o que gerou um alcance de 7.417 pessoas atendidas. As ações buscam conscientizar os funcionários sobre a importância dos cuidados preventivos e evitar o adoecimento de magistrados e servidores. Para isso, foi implantado o Exame Periódico de Saúde – EPS, que, entre agosto e dezembro de 2019, registrou a realização de 539 exames. A iniciativa visa garantir mais pessoal saudável em atividade, menos trabalho acumulado e atendimento à comunidade garantido.

Como incentivo à prática de melhores hábitos de vida e saúde, foi implantado ainda, em outubro de 2018, o bicicletário interno com vestiário e 40 vagas para servidores. Em 2019, foram criadas mais 10 vagas para bicicletas elétricas. Há o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT – Pró-Vida que conta com subprogramas que abordam temas relacionados à orientação, prevenção e cuidados com doenças do trato emocional, como ansiedade, estresse, tendências ao suicídio, endividamento; e físico, como tabagismo, a obesidade, orientações de ergonomia no espaço de trabalho – reflexos dos processos eletrônicos, aulas de ioga e treinamento físico das equipes de segurança.

Com intuito de contribuir com a qualidade de vida do corpo funcional, foram publicadas 42 pílulas da saúde na intranet do Tribunal, conteúdo visualizado por mais de 54 mil pessoas, e foram realizadas ainda 349 ações de blitz postural; 149 campanhas preventivas; 862 práticas integrativas (FEST Saúde Total, Meio Ambiente e Inclusão, Especialmente Mulher, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e palestras); 14 atividades do programa Com Saúde sem tabaco; 59 ações do Saúde, corpo e mente; além de 27 do Saúde + gestantes; Saúde além da balança; e 16 atividades voltadas para aposentação.

Outro dado importante previsto no PLS e que o TJDFT busca alcançar, ano a ano, é a sensibilização do corpo funcional sobre sustentabilidade por meio de ações de capacitação e campanhas nos meios de comunicação institucional do órgão. No último ano, a meta socioambiental do Programa de Gestão por Competências alcançou 10,46% de redução nos consumos de água, energia, impressão e papel, na comparação entre os meses de janeiro a outubro de 2018 e 2019. Além disso, foi incluído um capítulo dedicado à sustentabilidade no Código de Ética do TJDFT, implantado em 2019.

Plano de Logística Sustentável

O PLS do TJDFT, referência de modelo de gestão de recursos para outros órgãos públicos, foi criado, em junho de 2015, para monitorar indicadores relacionados ao custeio da máquina administrativa. O monitoramento é realizado pela COGESA, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG.

O Relatório de Desempenho de Metas do PLS, referente ao ano de 2019, traz dados sobre o consumo de água, copos descartáveis, energia elétrica, papel, impressão e contratos terceirizados, entre outros. Para saber sobre as ações de responsabilidade socioambiental do TJDFT, acesse a página do programa Viver Direito.

Leia também

Viver Direito: TJDFT divulga resultados do Plano de Logística Sustentável

Viver Direito: TJDFT reduz consumo de papel em 22% em 2019

Viver Direito: TJDFT reduz consumo de copos descartáveis e gastos com terceirizados